A prática pedagógica na educação infantil: algumas observações e considerações
Resumo
O presente trabalho constitui a tese de doutorado e tem como propósito discutir aspectos da prática
pedagógica na Educação Infantil a partir de uma pesquisa de campo, realizada durante o ano letivo de
2007, em um Centro Municipal de Educação Infantil de um município do Noroeste do Paraná. Nessa
pesquisa, observamos, ora de forma ativa, ora de forma passiva, a prática pedagógica de um pré I, pré II e
pré III em duas fases distintas. Pela delimitação deste artigo, escolhemos discutir apenas as observações
realizadas no pré III, que era uma turma de período integral. Nesta discussão, faremos considerações
sobre as atividades desenvolvidas pelas professoras, mostrando algumas possibilidades que enriqueceriam
as propostas dessas professoras, articulando com ideias defendidas por autores que dão suporte para uma
análise fundamentada da prática pedagógica na Educação Infantil. O propósito não é esgotar as discussões
sobre os temas explanados, mas mostrar que podemos desenvolver, de diversas maneiras, as atividades
que normalmente conduzimos rotineiramente, sem muita ciência, para assim podermos contribuir para o
desenvolvimento de nossas crianças. Como resultado desta discussão, concluímos que, no universo da
prática pedagógica na Educação Infantil, existem inúmeras possibilidades de conduzirmos o trabalho
docente de modo a propiciar experiências mais significativas às crianças, sendo necessária uma reflexão
constante, por parte do professor, a respeito do desenvolvimento das atividades, a fim de poder avaliá-las
e perceber outras possibilidades de encaminhamento que até então não eram consideradas ou pensadas
como alternativas positivas.
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