Processos cognitivos, metacognitivos e metalinguísticos na aquisição da leitura e escrita
Resumo
Ler e escrever, mais do que ter domínio e reconhecimento de símbolos e regras de um sistema de escrita,
consiste na capacidade de produzir sentidos dentro de um contexto sociocultural específico, nos usos e
práticas dessas atividades linguísticas e por um sujeito que deve implicar-se intencionalmente nas
mesmas. Isso significa dizer que tornar-se um leitor fluente e um escritor competente envolve não só o
uso dos processos cognitivos, mas também a adoção de uma postura ativa e reflexiva diante do texto. É
necessário, portanto, que além de reconhecer os processos executivos envolvidos na construção das
representações conceituais sobre o sistema alfabético, valorizem-se as atividades deliberadas de controle,
monitoramento e reflexão sobre os objetos linguísticos envolvidos, bem como sobre o próprio ato de ler e
de escrever. O artigo busca esclarecer e evidenciar, brevemente, tais processos, destacando a relevância
de uma prática educativa na qual os professores devem favorecer, mediante atividades pedagógicas
planejadas, o desenvolvimento de estratégias cognitivas, metalinguísticas e metacognitivas na
compreensão da leitura e produção escrita.
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