Processos cognitivos, metacognitivos e metalinguísticos na aquisição da leitura e escrita

  • Luciana Dantas Hodges
  • Alena Pimentel Nobre
Palavras-chave: Cognição, Metacognição, Alfabetização, Leitura, Escrita

Resumo

Ler e escrever, mais do que ter domínio e reconhecimento de símbolos e regras de um sistema de escrita,
consiste na capacidade de produzir sentidos dentro de um contexto sociocultural específico, nos usos e
práticas dessas atividades linguísticas e por um sujeito que deve implicar-se intencionalmente nas
mesmas. Isso significa dizer que tornar-se um leitor fluente e um escritor competente envolve não só o
uso dos processos cognitivos, mas também a adoção de uma postura ativa e reflexiva diante do texto. É
necessário, portanto, que além de reconhecer os processos executivos envolvidos na construção das
representações conceituais sobre o sistema alfabético, valorizem-se as atividades deliberadas de controle,
monitoramento e reflexão sobre os objetos linguísticos envolvidos, bem como sobre o próprio ato de ler e
de escrever. O artigo busca esclarecer e evidenciar, brevemente, tais processos, destacando a relevância
de uma prática educativa na qual os professores devem favorecer, mediante atividades pedagógicas
planejadas, o desenvolvimento de estratégias cognitivas, metalinguísticas e metacognitivas na
compreensão da leitura e produção escrita.

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Biografia do Autor

Luciana Dantas Hodges
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2000), Especialização em Psicologia da Família pela Faculdade Frassinetti do Recife (2003), e Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Fez Pós-Doutorado em Psicologia Cognitiva (UFPE). É sócia-fundadora da APEDIMES - Associação Pernambucana de Direito Médico e da Saúde e membro de corpo editorial da Revista de Direito Médico e da Saúde. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados paliativos, bioética, compreensão de textos, geração de inferências, metodologia on-line, erros de compreensão, metacognição, bilinguismo e validação de testes de avaliação psicológica.
Alena Pimentel Nobre
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (2003), mestrado e doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Tem experiência na área de educação, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, leitura, escrita,bilinguismo, educação especial e cognição.
Como Citar
Hodges, L. D., & Nobre, A. P. (1). Processos cognitivos, metacognitivos e metalinguísticos na aquisição da leitura e escrita. Teoria E Prática Da Educação, 15(3), 89-102. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i3.25490
Seção
Artigos