O JOGO NAS PROPOSIÇÕES DAVYDOVIANAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Resumo
No presente estudo, a preocupação é abordar o jogo e seus fundamentos, relacionados ao processo de ensino vinculado ao desenvolvimento dos estudantes. Tem como objeto a finalidade do jogo na interface entre a idade pré-escolar das crianças e seu primeiro de escolar do ensino fundamental. A delimitação foi para as manifestações dessa inter-relação na proposta de Davýdov no que diz respeito ao ensino de matemática. O objeto da pesquisa se expressa na seguinte pergunta: Quais as tarefas que contemplam o jogo no ensino de matemática, na perspectiva de Davidov, como manifestação da transição entre as atividades do jogo e de estudo, no ensino de matemática do 1º ano escolar? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que adota como referência os teóricos da abordagem histórico-cultural, bem como a proposição de ensino davydoviana, tendo por referência uma tese de doutorado. A evidência do estudo é de que existe a presença do jogo no primeiro ano escolar, na proposta analisada. Isso se explicita em tarefas como: as parlendas, as adivinhações, o faz de contas e as pegadinhas. Portanto, ainda existe teor de ludicidade no primeiro escolar, cuja importância está no seu próprio conteúdo: o matemático científico, não mais o cotidiano, como ocorre na pré-escola.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.