<b> “Nunca poderia imaginar”! multiplicidades para a inserção de sexualidades e gênero na formação inicial docente

  • Cláudia Maria Ribeiro Universidade Federal de Lavras
  • Lívia Monique de Castro Faria Universidade Federal de Lavras
Palavras-chave: Gênero, Sexualidade, Formação docente, Rizoma.

Resumo

Geralmente, quando há apresentações de trabalhos em congressos, seminários, dentre outros eventos, ou mesmo quando há o convite para membros externos à Universidade Federal de Lavras (UFLA) para bancas de conclusão de Mestrado, ouve-se a expressão “nunca poderia imaginar”! Isso em decorrência da atuação de discentes das Licenciaturas em Química que tiveram sua formação na referida universidade. Este artigo, assim, apresenta e problematiza as múltiplas possibilidades para a inserção das temáticas de gênero e de sexualidades na formação discente em quaisquer licenciaturas. O artigo especialmente apresenta e discute uma experiência em uma turma de Licenciatura em Letras da UFLA a partir da disciplina Escola e Currículo: Política e Planejamento Educacional visto que as autoras deste texto atuam no Departamento de Educação da UFLA e são responsáveis por algumas disciplinas. Intencionalmente, a partir de textos estudados, que constam do programa das disciplinas, “transversalizaram-se”, aqui, as discussões de gênero e de sexualidade e registrou-se, então, por meio de depoimentos escritos, a fala de discentes sobre os temas em tela. Os resultados apontam que a discussão de gênero e sexualidade pode ser efetivada na formação inicial docente, no ensino, na pesquisa e na extensão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Ribeiro, C. M., & Faria, L. M. de C. (1). <b&gt; “Nunca poderia imaginar”! multiplicidades para a inserção de sexualidades e gênero na formação inicial docente. Teoria E Prática Da Educação, 17(2), 33-42. https://doi.org/10.4025/tpe.v17i2.27747
Seção
Artigos