<b>A crítica da identidade nos movimentos feminista, lgbt: Michel Foucault e as ressonâncias na educação

  • Maria Rita de Assis César Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: LGBT e educação, Feminismo e educação, Estética da existência, Crítica da identidade.

Resumo

Ao realizar uma crítica da noção de identidade, reflito criticamente sobre as alianças entre os movimentos sociais feminista e LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e o Estado, bem como suas ressonâncias na educação. Trata-se de pensar os processos de governamentalização dos movimentos sociais e da própria educação, a partir da relação entre Estado brasileiro e movimentos sociais. A relação dos movimentos sociais e da educação com o Estado se constitui a partir de uma pauta de reivindicações destinadas à aquisição de direitos cujos portadores são os novos sujeitos ou novas identidades sociais: gays, lésbicas, transexuais, travestis, transgêneros, intersex, etc. Minha hipótese é que o processo de governamentalização dessa população específica, a despeito de garantir avanços antidiscriminatórios, tem como consequência colateral o aprisionamento dos próprios movimentos sociais LGBT e feminista numa lógica identitária e normalizadora, que tende a pacificar suas demandas e arrefecer sua capacidade de crítica. Em face disso, considero a ideia de que as noções foucaultianas de estética da existência e de criação de novas formas de relação entre os agentes sociais constituem aportes teóricos decisivos para o exercício de formas de resistência e contra-conduta pós-identitária, manifestas, em particular, em novos movimentos feministas e LGBT, além de produzirem efeitos produtivos nos projetos educacionais. Este artigo tem origem em uma pesquisa teórica sobre aspectos da obra de autores pós-estruturalistas como Michel Foucault e Judith Butler, além de um conjunto de indagações construídas sobre as relações entre os movimentos feministas e LGBT e a educação.

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Como Citar
César, M. R. de A. (1). <b&gt;A crítica da identidade nos movimentos feminista, lgbt: Michel Foucault e as ressonâncias na educação. Teoria E Prática Da Educação, 17(2), 97-104. https://doi.org/10.4025/tpe.v17i2.27752
Seção
Artigos