<b>A prática pedagógica na educação infantil na perspectiva da teoria histórico-cultural: uma experiência de estágio supervisionado
Resumo
Este trabalho tem o intuito de reforçar a necessidade de sistematização da prática pedagógica e da mediação docente na Educação Infantil a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural, trazendo a reflexão de uma experiência de estágio supervisionado ocorrido no componente curricular denominado Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil I, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no primeiro semestre do ano letivo de 2012. Esta aproximação com o estágio supervisionado se deve ao fato de que se entende ser possível desenvolver nos acadêmicos do curso de Pedagogia análises sobre a importância de um trabalho pedagógico de excelência que articule o educar e o cuidar, evidenciando assim o papel do bom planejamento e de adequadas e pontuais mediações pedagógicas. Como resultado desta reflexão concluiu-se que o professor deve compreender que a criança que está sob sua supervisão é um ser ativo, que já traz dentro de si uma gama de interesses, desejos e conhecimentos e, portanto, deve considerá-los. No entanto, o professor deve ampliar tais elaborações, sistematizando-as, de forma a propiciar oportunidades de contato e exploração do conhecimento elaborado historicamente para que a criança possa agir sobre os mesmos e descobrir inúmeras possibilidades de ação a partir da reflexão sobre eles. Além disso, defende-se que se construa uma relação de afetividade e respeito com a criança, interagindo e participando da elaboração do conhecimento.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.