<b>O jogo nas proposições davydovianas para o ensino da matemática
Resumo
O propósito do presente artigo é abordar o jogo e seus fundamentos no âmbito do ensino de Matemática, na interface entre a pré-escola e o primeiro ano escolar do ensino fundamental. Sua centralidade está nas manifestações dessa inter-relação na proposta de Davýdov3 no que diz respeito ao ensino de matemática. Define como questão de pesquisa: Que tarefas, no modo davydoviano de organização do ensino de matemática para o primeiro ano escolar, apresentam teor de jogo como manifestação da transição entre as atividades do jogo e de estudo, caracterizadoras do desenvolvimento humano, conforme a teoria histórico-cultural? As tarefas analisadas foram extraídas de uma tese de doutorado que investigou a expressão da proposição davydoviana para o ensino de Matemática. O artigo traz evidências de tarefas com características de jogo dos seguintes tipos: parlendas, adivinhações, faz de conta e pegadinhas. O teor de ludicidade volta-se à apropriação da base teórica dos conceitos científicos matemáticos, não mais aos conceitos cotidianos, como ocorre na pré-escola.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.