<b>O ensino de matemática nos anos iniciais: o brincar e a atividade de estudo no clube de matemática

  • Daniela Cristina de Oliveira Universidade Estadual de Goiás e da Rede Municipal de Educação de Goiânia
  • Wellington Lima Cedro Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Anos iniciais, Brincar, Atividade de ensino

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões teóricas sobre o modo de organizar o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essas reflexões aconteceram dentro do projeto Clube de Matemática. Nesse projeto o brincar é tomado como modo de organizar o ensino, com o intuito de envolver os estudantes na atividade de estudo. Assim, nosso objetivo principal é analisar as ações e as manifestações orais das crianças, durante a realização do Clube de Matemática, na tentativa de compreender se a ludicidade possibilitou aos estudantes envolverem-se na atividade de estudo. O caminho metodológico escolhido para delinear a pesquisa foi o experimento didático, organizado por meio de situações desencadeadoras de aprendizagem, desenvolvido com doze crianças do quinto ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública. De forma conclusiva, percebemos que as situações pedagógicas propostas acarretaram manifestações de ações distintas nos sujeitos, pois as mesmas não desencadearam os mesmos motivos nos estudantes, diferenciando-se a qualidade dos atos. Contudo, o lúdico, tomado como modo de organizar o ensino, é compreendido como potencializador do envolvimento das crianças quanto ao estudo, por contemplar a realidade que ainda lhes pertence, o brincar, e por permitir a interações entre os sujeitos.

 

 

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Como Citar
Oliveira, D. C. de, & Cedro, W. L. (1). <b&gt;O ensino de matemática nos anos iniciais: o brincar e a atividade de estudo no clube de matemática. Teoria E Prática Da Educação, 18(2), 41-54. https://doi.org/10.4025/tpe.v18i2.31442
Seção
Artigos