O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Jairo Antonio Paixão Universidade Federal de Viçosa
  • Emanuel Mattos Della Lucia Universidade Federal de Viçosa
  • Jefferson Teixeira Souza Universidade Federal de Viçosa
  • Ederley Emanuel Souza
Palavras-chave: Prática pedagógica, professor, Educação Física escolar.

Resumo

Analisou o trato dos conteúdos de Educação Física pelos professores na educação básica. A partir de uma investigação descritiva e de cunho qualitativo com professores que se formaram após o movimento renovador,  percebeu-se uma situação paradoxal na qual, apesar de ressaltarem a importância de se adotar uma abordagem metodológica, a grande maioria desses professores não adotam nenhum tipo de abordagem metodológica sistematizada no trato dos conteúdos em suas aulas. Dentre as razões tal postura foram ressaltadas materiais pedagógicos e infraestrutura insuficientes para as aulas, a indisciplina e o desinteresse por parte de uma parcela considerável de alunos em participar das aulas. Este cenário revela um componente curricular que, do ponto de vista metodológico, encontra-se distante de  atingir as finalidades que lhe são atribuídas pelos currículos oficiais como os PCN´s, CBC´s e ainda a BNCC, que se encontra em vias de ser implantada no ensino básico brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Antonio Paixão, Universidade Federal de Viçosa
Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação (em andamento). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação (em andamento). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Curso de Bacharelado em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG.
Emanuel Mattos Della Lucia, Universidade Federal de Viçosa

Academico do Curso de Licencitura em Eucação Física da Universidade Federal de Viçosa.

Bolsista do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG.

Jefferson Teixeira Souza, Universidade Federal de Viçosa

Academico do Curso de Licencitura em Eucação Física da Universidade Federal de Viçosa.

Bolsista do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG.

Ederley Emanuel Souza

Academico do Curso de Licencitura em Eucação Física da Universidade Federal de Viçosa.

Bolsista do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG.

Publicado
2018-11-07
Como Citar
Paixão, J. A., Della Lucia, E. M., Souza, J. T., & Souza, E. E. (2018). O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Teoria E Prática Da Educação, 20(2), 33-44. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i2.37323
Seção
Artigos