EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE DIFERENTES MODALIDADES DE OFERTA DE CURSOS

  • Ricardo Mattar Vilela Fucape Business School
Palavras-chave: Ensino Superior, Expectativas dos alunos, Modalidades de ensino.

Resumo

Este estudo teve como objetivos identificar e mensurar as expectativas dos alunos em relação aos cursos superiores por eles escolhidos. Adicionalmente, o presente estudo visa apresentar uma análise comparativa entre as expectativas dos discentes de diferentes modalidades de ensino (presencial, semipresencial e à distância). Assim, foi aplicado um questionário aos alunos ingressantes de uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Vila Velha – ES. Os resultados encontrados sugerem que os discentes de cursos presenciais apresentam concordância nas expectativas em relação a grande parte das variáveis estudadas; nos cursos semipresenciais destacam-se expectativas quanto à maior representatividade de aulas práticas no projeto pedagógico e nos cursos à distância a ligação desta modalidade com a tecnologia e o uso da internet e suas ferramentas. Foi possível evidenciar não somente que as expectativas dos alunos possuem dimensões diferentes, como também a possibilidade de descrever aspectos específicos das expectativas de acordo com cada modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Mattar Vilela, Fucape Business School
Mestre em Administração
Publicado
2018-11-23
Como Citar
Vilela, R. M. (2018). EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE DIFERENTES MODALIDADES DE OFERTA DE CURSOS. Teoria E Prática Da Educação, 21(1), 67-81. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i1.40925
Seção
Artigos