EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Lucimara Ribeiro Duarte Universidade La Salle, Canoas, RS.
  • Elaine Conte Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, Canoas, RS. http://orcid.org/0000-0002-0204-0757
  • Míriam Benites Rios Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, Canoas, RS.
Palavras-chave: Educação Infantil, Espaços Potencializadores, Alfabetização, Letramento.

Resumo

O ensaio aborda um relato de experiência desenvolvido na Educação Infantil, trazendo ações potencializadoras dos processos de letramento e alfabetização. O objetivo é de reconhecer as ações pedagógicas do contexto diário com o processo de letramento e alfabetização, por meio de uma pesquisa participante e exploratória. Esse movimento interpretativo possibilita verificar a articulação entre as teorias de aprendizagem e suas implicações práticas, realizando uma análise comparativa entre a ação do educador em sala de aula e as possibilidades de potencialização desse espaço e dos diferentes saberes, para a promoção de uma educação cognitiva, plural e emocional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimara Ribeiro Duarte, Universidade La Salle, Canoas, RS.
Graduada em Pedagogia da Universidade La Salle - Unilasalle.
Elaine Conte, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, Canoas, RS.
Doutora em Educação (UFRGS). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle – Unilasalle  e lider do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.
Míriam Benites Rios, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, Canoas, RS.
Graduada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Especialista em Informática na Educação (2008) pela mesma Instituição. Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade La Salle, Canoas/RS. Bolsista CAPES/PROSUP e membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.
Publicado
2018-11-23
Como Citar
Duarte, L. R., Conte, E., & Rios, M. B. (2018). EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Teoria E Prática Da Educação, 21(1), 113-127. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i1.41226
Seção
Artigos