A formação do Administrador reflexivo: proposição inicial de um “novo” modelo de formação do profissional de Administração
Palavras-chave:
Administração, formação profissional, Administrador reflexivo
Resumo
O presente trabalho pretende apresentar algumas reflexões sobre a formação profissional nos cursos de bacharelado em Administração, bem como propor um "novo modelo de formação, tomando-se como referencial a análise das diretrizes curriculares para os cursos de graduação. A opção pelo tema "O Administrador Reflexivo", num primeiro momento, justifica-se pelo interesse em investigar qual o perfil do profissional que se pretende formar nos Cursos de Bacharelado em Administração, dada a grande proliferação de cursos de Administração por todas as regiões do país; e pela proposição de um "novo" modelo de formação profissional. Portanto, o objeto de estudo desse breve análise será a formação dos profissionais formados pelos cursos de bacharelado em Administração do Brasil. Visando alcançar nossos objetivos previamente propostos estruturamos a presente pesquisa em três partes interrelacionadas, da seguinte forma: num primeiro momento far-se-á a análise do conceito de pensamento reflexivo presente na proposta educacional de John Dewey; num segundo momento far-se-á a análise do pensamento de Donald Schön e da inserção da proposta de formação do profissional reflexivo a partir da década de 1990 no Brasil, para em última instância realizar a transposição do conceito de profissional reflexivo para a área de AdministraçãoDownloads
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Publicado
2011-08-18
Como Citar
Shigunov Neto, A., & Maciel, L. S. B. (2011). A formação do Administrador reflexivo: proposição inicial de um “novo” modelo de formação do profissional de Administração. Teoria E Prática Da Educação, 12(3), 331-344. https://doi.org/10.4025/tpe.v12i3.4229
Edição
Seção
Artigos
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