A formação do Administrador reflexivo: proposição inicial de um “novo” modelo de formação do profissional de Administração

  • Alexandre Shigunov Neto Faculdade Central de Cristalina (FACEC)
  • Lizete Shizue Bomura Maciel Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Administração, formação profissional, Administrador reflexivo

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar algumas reflexões sobre a formação profissional nos cursos de bacharelado em Administração, bem como propor um "novo modelo de formação, tomando-se como referencial a análise das diretrizes curriculares para os cursos de graduação. A opção pelo tema "O Administrador Reflexivo", num primeiro momento, justifica-se pelo interesse em investigar qual o perfil do profissional que se pretende formar nos Cursos de Bacharelado em Administração, dada a grande proliferação de cursos de Administração por todas as regiões do país; e pela proposição de um "novo" modelo de formação profissional. Portanto, o objeto de estudo desse breve análise será a formação dos profissionais formados pelos cursos de bacharelado em Administração do Brasil. Visando alcançar nossos objetivos previamente propostos estruturamos a presente pesquisa em três partes interrelacionadas, da seguinte forma: num primeiro momento far-se-á a análise do conceito de pensamento reflexivo presente na proposta educacional de John Dewey; num segundo momento far-se-á a análise do pensamento de Donald Schön e da inserção da proposta de formação do profissional reflexivo a partir da década de 1990 no Brasil, para em última instância realizar a transposição do conceito de profissional reflexivo para a área de Administração

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Shigunov Neto, Faculdade Central de Cristalina (FACEC)
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1998) , especialização em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2002) . Atualmente é Avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação e Diretor de Pesquisa e Extensão da Faculdade Central de Cristalina. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, formação de professores, prática pedagógica, professores, formação pedagógica e educação Currículo Lattes
Lizete Shizue Bomura Maciel, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Preconceito e Exclusão (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (UEM). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Email: newliz@uol.com.br Livros publicados: MACIEL, Lizete Shizue Bomura e PAVANELLO, Regina Maria (Org.). Formação de professores e prática pedagógica. Maringá: EDUEM. 2002. MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre (Org.). Reflexões sobre a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2002. MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre (Org.). Currículo e formação profissional nos cursos de turismo. Campinas, SP: Papirus, 2002. MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre (Org.). Desatando os nós da formação docente. Porto Alegre: Mediação, 2002. MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre (Org.). Formação de professores: passado, presente e futuro. São Paulo: Cortez, 2004.
Publicado
2011-08-18
Como Citar
Shigunov Neto, A., & Maciel, L. S. B. (2011). A formação do Administrador reflexivo: proposição inicial de um “novo” modelo de formação do profissional de Administração. Teoria E Prática Da Educação, 12(3), 331-344. https://doi.org/10.4025/tpe.v12i3.4229
Seção
Artigos