A formação do Administrador reflexivo: proposição inicial de um “novo” modelo de formação do profissional de Administração

  • Alexandre Shigunov Neto Faculdade Central de Cristalina (FACEC)
  • Lizete Shizue Bomura Maciel Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Résumé

O presente trabalho pretende apresentar algumas reflexões sobre a formação profissional nos cursos de bacharelado em Administração, bem como propor um "novo modelo de formação, tomando-se como referencial a análise das diretrizes curriculares para os cursos de graduação. A opção pelo tema "O Administrador Reflexivo", num primeiro momento, justifica-se pelo interesse em investigar qual o perfil do profissional que se pretende formar nos Cursos de Bacharelado em Administração, dada a grande proliferação de cursos de Administração por todas as regiões do país; e pela proposição de um "novo" modelo de formação profissional. Portanto, o objeto de estudo desse breve análise será a formação dos profissionais formados pelos cursos de bacharelado em Administração do Brasil. Visando alcançar nossos objetivos previamente propostos estruturamos a presente pesquisa em três partes interrelacionadas, da seguinte forma: num primeiro momento far-se-á a análise do conceito de pensamento reflexivo presente na proposta educacional de John Dewey; num segundo momento far-se-á a análise do pensamento de Donald Schön e da inserção da proposta de formação do profissional reflexivo a partir da década de 1990 no Brasil, para em última instância realizar a transposição do conceito de profissional reflexivo para a área de Administração

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Alexandre Shigunov Neto, Faculdade Central de Cristalina (FACEC)
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1998) , especialização em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2002) . Atualmente é Avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação e Diretor de Pesquisa e Extensão da Faculdade Central de Cristalina. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, formação de professores, prática pedagógica, professores, formação pedagógica e educação Currículo Lattes
Lizete Shizue Bomura Maciel, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Preconceito e Exclusão (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (UEM). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Email: newliz@uol.com.br Livros publicados: MACIEL, Lizete Shizue Bomura e PAVANELLO, Regina Maria (Org.). Formação de professores e prática pedagógica. Maringá: EDUEM. 2002. MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre (Org.). Reflexões sobre a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2002. MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre (Org.). Currículo e formação profissional nos cursos de turismo. Campinas, SP: Papirus, 2002. MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre (Org.). Desatando os nós da formação docente. Porto Alegre: Mediação, 2002. MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre (Org.). Formação de professores: passado, presente e futuro. São Paulo: Cortez, 2004.
Publiée
2011-08-18
Comment citer
Shigunov Neto, A., & Maciel, L. S. B. (2011). A formação do Administrador reflexivo: proposição inicial de um “novo” modelo de formação do profissional de Administração. Teoria E Prática Da Educação, 12(3), 331-344. https://doi.org/10.4025/tpe.v12i3.4229
Rubrique
Artigos