OS CONCEITOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E MEDIAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
Esse artigo diz respeito à parte da pesquisa realizada como trabalho de monografia apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba, como instrumento de Conclusão do curso de Especialização em Educação, turma 2015/2016. Tal pesquisa teve por objetivo analisar e refletir as concepções/conceitos que o professor tem a respeito da tríade: ensino, aprendizagem e mediação, no tocante à Educação Matemática, bem como a incidência dessas concepções para o planejamento da prática docente das professoras investigadas, na expectativa de verificar em que medida esse planejamento pode ou não promover o máximo desenvolvimento dos alunos a partir dos conteúdos matemáticos. A partir dos referenciais teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, com recortes da Pedagogia Histórico-Crítica, essa pesquisa pautou-se na mediação como elemento crucial ao desenvolvimento do psiquismo humano a partir da apropriação cultural, especialmente no que se refere aos conteúdos de matemática. A pesquisa possui caráter qualitativo e utiliza como procedimentos de pesquisa a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo, que foi realizada em uma escola municipal do triângulo mineiro, por meio de questionário, junto às professoras regentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na análise dos dados, constatou-se fragilidade quanto à prática docente no que tange à complexidade das concepções investigadas. Tal fato ficou evidenciado por meio da imprecisão teórica levantada na análise das respostas coletadas pelo questionário, demonstrando que as professoras não possuem consciência das consequências do seu ensino para o desenvolvimento psíquico dos alunos. Ter o enfoque Histórico-Cultural como referencial teórico implica em defender a educação escolar como basilar no máximo desenvolvimento humano, sendo que, para isso, ela precisa estar teórica e intencionalmente organizada de modo a garantir o movimento dialético de compreensão abstrata da realidade concreta.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.