A LITERATURA INFANTIL REPUBLICANA: A FORMAÇÃO MORAL E CÍVICA DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS (1889-1930)

  • Cristiano de Jesus Ferronato Universidade Tiradentes (UNIT), Aracajú, Brasil.
  • Laís Pacifico Martineli Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Educação, História da Educação, Infância e Literatura.

Resumo

Esse estudo investiga os livros infantis produzidos nos anos iniciais da Primeira República (1889-1930) no Brasil, com ênfase no seu teor pedagógico em relação ao projeto de educação intelectual, moral e cívica das crianças brasileiras. Para tanto, elucidamos o contexto histórico e educacional daquele momento. Isso ocorreu devido a demanda por livros de leitura infantil escolar para a educação das crianças brasileiras. Neste sentido, observamos que houve um aumento de publicações infantis para a utilização como segundo livro de leitura. Notou-se, então, que a maior parte dos livros infantis apresentavam temas didáticos, destacando a formação do cidadão e do trabalhador nacional. Os livros estudados mostram temas e valores semelhantes, bem como um modelo de criança como um adulto em miniatura. Isso nos revela que essas características recorrentes nos livros eram importantes para a manutenção do projeto educacional de sustentação e legitimação do novo regime republicano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano de Jesus Ferronato, Universidade Tiradentes (UNIT), Aracajú, Brasil.
Doutor em Educação com ênfase em História da Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Professor PPG PLII e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes - UNIT - em Aracaju, Sergipe, na linha de Educação e Formação Docente. Pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa-ITP. Foi Coordenador de Pesquisa da Universidade Tiradentes, no período de agosto de 2014 a outubro de 2015 desenvolvendo ações de planejamento de projetos de pesquisa e gestão de bolsas de Iniciação Científica e desenvolvimento tecnológico junto aos órgãos de Fomento: CNPq, CAPES, FAPITEC-SE. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Membro do Comitê Científico e do conselho consultivo da Editora Universitária Tiradentes - EDUNIT. Pesquisador associado aos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO-PB), HISTEDBR (GT-PB) é líder do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste (GPHEN). Desenvolve pesquisas no campo da História da Educação, com foco especial sobre a instrução no oitocentos brasileiro.
Laís Pacifico Martineli, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutoranda na linha de História da Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência no ensino superior. Atua como professora da educação básica, com ênfase nas séries iniciais do Ensino Fundamental, pela Prefeitura Municipal de Maringá (PR). Desenvolve estudos na linha de pesquisa de História e Historiografia da Educação, com ênfase na história da Literatura Infantil.

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Maria Cristina Gomes Machado é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestra em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas, curso concluído em 1999. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais na área de Educação. Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) onde trabalha desde 1990 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado desta instituição desde 2001. É associada da ANPED (2000) e SBHE (2000 Foi premiada no Concurso Nacional de Ensaio do Ministério da Cultura, da Fundação Nestlé de Cultura e Fundação Casa Rui Barbosa em 1999. Coordena projetos de pesquisa e de eventos de extensão regularmente. Atua na área da educação com ênfase em Fundamentos da Educação. Participa como líder no Grupo de Pesquisas e Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, bem como participa desde 1995 do Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR). Atua nas seguintes áreas: Educação, História da Educação, Intelectuais, Instituições Escolares, Fontes e Fundamentos, Educação Pública, entre outras.
Publicado
2018-11-23
Como Citar
Ferronato, C. de J., Pacifico Martineli, L., & Gomes Machado, M. C. (2018). A LITERATURA INFANTIL REPUBLICANA: A FORMAÇÃO MORAL E CÍVICA DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS (1889-1930). Teoria E Prática Da Educação, 21(1), 43-52. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i1.45193
Seção
Artigos