A LITERATURA INFANTIL REPUBLICANA: A FORMAÇÃO MORAL E CÍVICA DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS (1889-1930)
Resumo
Esse estudo investiga os livros infantis produzidos nos anos iniciais da Primeira República (1889-1930) no Brasil, com ênfase no seu teor pedagógico em relação ao projeto de educação intelectual, moral e cívica das crianças brasileiras. Para tanto, elucidamos o contexto histórico e educacional daquele momento. Isso ocorreu devido a demanda por livros de leitura infantil escolar para a educação das crianças brasileiras. Neste sentido, observamos que houve um aumento de publicações infantis para a utilização como segundo livro de leitura. Notou-se, então, que a maior parte dos livros infantis apresentavam temas didáticos, destacando a formação do cidadão e do trabalhador nacional. Os livros estudados mostram temas e valores semelhantes, bem como um modelo de criança como um adulto em miniatura. Isso nos revela que essas características recorrentes nos livros eram importantes para a manutenção do projeto educacional de sustentação e legitimação do novo regime republicano.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.