QUANTO MAIS SE OLHA, MAIS SE QUER PESQUISAR: UM MAPEAMENTO DOS DADOS DE MATRÍCULAS DOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO RS.

Palavras-chave: ensino técnico, educação à distância, matrículas, mercado educacional.

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento dos dados de matrícula dos cursos técnicos na modalidade a Distância em instituições escolares do RS com o objetivo de compreender a representatividade e impacto da oferta e matrícula dos cursos técnicos a distância no Estado. A partir de dados quantitativos, realiza-se uma análise qualitativa. Como resultados percebe-se que os cursos ofertados nesta modalidade e formato de ensino tem constituído um novo mercado educacional, centralizando a sua oferta nos grandes centros urbanos,  majoritariamente em instituições privadas, com cursos voltados para a área de gestão e negócios, que representam um menor custo para as instituições escolares.

Palavras-chaves: Ensino técnico, educação à distância, matrículas, mercado educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carina Tavares, Universidade do Vale do Rio do Sinos- UNISINOS
Mestra em Educação, pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade do Vale do Rio do Sinos- UNISINOS na Linha de Pesquisa Educação, História e Políticas, Bolsista CAPES/PROEX. Pós Graduação Especialização em Educação à Distância pela Universidade do Norte do Paraná- UNOPAR (2014) e Pós Graduação em Pedagogia Empresarial pela Universidade Feevale (2006). Graduada em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Feevale (2003). Aluna do programa de educação continuada (PEC) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (2010-2011) na Linha de Pesquisa Universidade, Teoria e Prática. Tem interesse e desenvolve pesquisas que envolvem as temáticas Gestão, Políticas Educacionais, Educação Profissional, Ensino a Distância, e os atravessamentos das influências neoliberais e de mercado na educação. Integrante do grupo de pesquisa Evasão escolar, gestão e formação de recursos humanos em escolas públicas de ensino médio no município de São Leopoldo-RS, coordenado pela Profª. Dra. Rosângela Fristch. Membro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação- ANPED. Atua como Coordenadora Pedagógica e Vice- Diretora da Escola Técnica Faccentro NH. Tem experiência nos processos de gestão da educação básica e acadêmica.
Rosângela Fritsch, Universidade do Vale do Rio do Sinos- UNISINOS
Graduação em Serviço Social (1982) e Mestrado em Serviço Social (1995 )pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente é professora titular nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e em Gestão Educacional (Profissional), na Graduação e Especializações da Unisinos. Pesquisadora coordenando o Projeto de Pesquisa Evasão escolar, gestão e formação de recursos humanos em escolas públicas de ensino médio no município de São Leopoldo-RS. Tem experiência em Gestão Universitária com atuação na coordenação de cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Senso e áreas administrativas. Tem experiência acadêmica e produção nas áreas de Educação, Administração e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Formação Profissional, Gestão de Pessoas, Trajetórias Profissionais, Políticas Educacionais, Gestão Educacional e Escolar, Avaliação Educacional e Indicadores de Qualidade. Participa como pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES) - UFMG e História, Política e Gestão da Escola Básica - UNISINOS, Trabalho Educação e Conhecimento - UFRGS. Atualmente é Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de de Prevenção da Evasão Escolar (ABAPEVE)
Publicado
2018-12-05
Como Citar
Tavares, A. C., & Fritsch, R. (2018). QUANTO MAIS SE OLHA, MAIS SE QUER PESQUISAR: UM MAPEAMENTO DOS DADOS DE MATRÍCULAS DOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO RS. Teoria E Prática Da Educação, 21(3), 83-96. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i3.45288
Seção
Artigos