QUANTO MAIS SE OLHA, MAIS SE QUER PESQUISAR: UM MAPEAMENTO DOS DADOS DE MATRÍCULAS DOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO RS.
Resumo
Este artigo apresenta um mapeamento dos dados de matrícula dos cursos técnicos na modalidade a Distância em instituições escolares do RS com o objetivo de compreender a representatividade e impacto da oferta e matrícula dos cursos técnicos a distância no Estado. A partir de dados quantitativos, realiza-se uma análise qualitativa. Como resultados percebe-se que os cursos ofertados nesta modalidade e formato de ensino tem constituído um novo mercado educacional, centralizando a sua oferta nos grandes centros urbanos, majoritariamente em instituições privadas, com cursos voltados para a área de gestão e negócios, que representam um menor custo para as instituições escolares.
Palavras-chaves: Ensino técnico, educação à distância, matrículas, mercado educacional.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.