REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UMA POLÍTICA NEOLIBERAL PARA O (AUTO)GOVERNO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

  • Josí Aparecida de Freitas Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Marisa Fernanda da Silva Bueno Universidade de Santa Cruz do Sul
Palavras-chave: Educação, governamentalidade neoliberal, reforma do Ensino Médio

Resumo

O presente texto tem por objetivo problematizar – a partir da perspectiva foucaultiana da governamentalidade neoliberal – a reforma do Ensino Médio, como uma política estratégica da arte de governar a educação no Brasil. O artigo demonstra como tal legislação articula a implementação de uma política neoliberal de caráter inclusivo com uma racionalidade utilitarista e pragmática, cujo objetivo é direcionar a nova organização do Ensino Médio para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo de si. As mudanças na nova grade curricular traduzem um discurso de autonomia, centrado no sujeito e nas suas escolhas e, sobretudo, no desempenho individual com foco no mercado de trabalho. Dessa forma, pretende-se demonstrar como o discurso que a atual reforma do Ensino Médio coloca em circulação almeja produzir sujeitos “adequados” ao ethos neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josí Aparecida de Freitas, Universidade de Santa Cruz do Sul
Doutoranda e Mestra em Educação pela UNISC. Especialista em Gestão Educacional/Supervisão Escolar pela mesma universidade. Graduada em Letras Português/Inglês também pela UNISC. Professora e Supervisora Pedagógica no IFSul Câmpus Venâncio Aires, em afastamento para capacitação.
Marisa Fernanda da Silva Bueno, Universidade de Santa Cruz do Sul
Doutoranda e Mestre em Educação (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos (PROSUC/Capes - taxas). Mestre em Ciências Criminais (PUCRS - 2008). Especialista em Direito Penal Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000). Tem experiência nas áreas de Educação e Direito, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Direito à Educação, Cotas Étnico-raciais nas Universidades Públicas e Estudos Foucaultianos.
Publicado
2018-11-29
Como Citar
Freitas, J. A. de, & Bueno, M. F. da S. (2018). REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UMA POLÍTICA NEOLIBERAL PARA O (AUTO)GOVERNO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Teoria E Prática Da Educação, 21(2), 71-83. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i2.45350
Seção
Artigos