O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM SUA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO À SUA PRÁTICA EM ESCOLAS DE CASCAVEL-PR

  • Atelvir Rossi Carneiro UNIOESTE
  • Isaura Monica Souza Zanardini Unioeste
  • João Batista Zanardini UNIOESTE
Palavras-chave: Política Educacional. Educação Integral. Programa Mais Educaçã

Resumo

Apresentamos neste artigo uma investigação sobre a implantação e implementação do Programa Mais Educação como política social nas escolas da zona urbana do Município de Cascavel-PR. Buscamos responder à seguinte problemática: Pode a “educação integral e em tempo integral” efetivamente melhorar a educação, contribuindo para a garantia da educação pública, democrática, inclusiva e de qualidade social para todos? A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados obtidos permitem compreender que o Programa apresenta como princípio a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola, a partir da reinvenção do tempo e do espaço escolar, preferencialmente em escolas de baixo IDEB e localizadas em bairros pobres e de periferia, atendendo preferencialmente alunos em situação social vulnerável.

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Biografia do Autor

Atelvir Rossi Carneiro, UNIOESTE
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Isaura Monica Souza Zanardini, Unioeste
Doutora em Educação pela UNICAMP, Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social - GEPPES.
João Batista Zanardini, UNIOESTE
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Florianopolis, Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social. GEPPES.
Publicado
2018-11-29
Como Citar
Carneiro, A. R., Souza Zanardini, I. M., & Zanardini, J. B. (2018). O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM SUA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO À SUA PRÁTICA EM ESCOLAS DE CASCAVEL-PR. Teoria E Prática Da Educação, 21(2), 101-113. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i2.45368
Seção
Artigos