ESCOLA SEM PARTIDO: UMA ANÁLISE DAS INVESTIDAS DE PODER SOBRE AS IDENTIDADES DOCENTES

  • Elvis Patrik Katz Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Andresa Silva da Costa Mutz Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Palavras-chave: Escola Sem Partido, Investidas de poder, Identidade docente

Resumo

O autodenominado Escola Sem Partido é uma espécie de organização política que ao longo dos últimos anos investe sistematicamente sobre a categoria docente. Fundado em 2004, o movimento tem por finalidade combater uma suposta hegemonia da “doutrinação ideológica” de esquerda nas escolas brasileiras. O presente artigo faz um inventário dos resultados obtidos em uma pesquisa que analisou as enunciações proferidas pelo Escola Sem Partido em seus ditos postos em circulação, sobretudo, no website do movimento, o escolasempartido.org. Sob a orientação do pensamento de Michel Foucault e das contribuições dos Estudos Culturais, procurei responder ao problema de pesquisa: como operam as investidas de poder lançadas pelo Escola Sem Partido sobre as condutas docentes? Verificou-se que essas investidas de poder acabavam por construir, com seus ataques, identidades docentes desejáveis que passaram a funcionar como posições de sujeito a serem ocupadas pelos docentes.

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Biografia do Autor

Elvis Patrik Katz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, onde também cursou Licenciatura em História. Na graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto História, em 2013, e do Subprojeto Interdisciplinar, em 2014. Também realizou pesquisa sobre o impacto da construção da Rodovia Presidente Kennedy (RS-13) nas populações da Serra do Botucaraí, com ênfase para os aspectos socioeconômicos, durante as décadas de 50 e 60. Atualmente, analisa as investidas de poder lançadas pelo movimento "Escola Sem Partido". Além disso, é membro do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG, e professor de História na Rede Municipal de Ensino de Fontoura Xavier - RS.
Andresa Silva da Costa Mutz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Professora Adjunta do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/CLN. Doutora (UFRGS) e Mestre (ULBRA) em Educação na linha dos Estudos Culturais em Educação.Licenciada em História (UNISINOS). Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NECCSO/UFRGS e no Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG. Na graduação, responsável pelas disciplinas de Leitura e Produção Textual e Metodologia da Ciência. Atuou como professora Adjunta da FURG (2010-2018): na graduação lecionou a disciplina de Políticas Públicas da Educação e na Pós-Graduação em Educação tem orientações de mestrado concluída na Linha de Pesquisa dos Estudos Culturais em Educação. Atuou como professora da Educação Básica (2000-2010) na área da História, Filosofia e Sociologia para os ensino fundamental e médio. Os interesses de pesquisa se concentram na área da Educação; Políticas Públicas; Educação Ambiental; Pedagogias Culturais.
Publicado
2018-11-29
Como Citar
Katz, E. P., & Mutz, A. S. da C. (2018). ESCOLA SEM PARTIDO: UMA ANÁLISE DAS INVESTIDAS DE PODER SOBRE AS IDENTIDADES DOCENTES. Teoria E Prática Da Educação, 21(2), 131-143. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i2.45393
Seção
Artigos