ESCOLA SEM PARTIDO: UMA ANÁLISE DAS INVESTIDAS DE PODER SOBRE AS IDENTIDADES DOCENTES
Resumo
O autodenominado Escola Sem Partido é uma espécie de organização política que ao longo dos últimos anos investe sistematicamente sobre a categoria docente. Fundado em 2004, o movimento tem por finalidade combater uma suposta hegemonia da “doutrinação ideológica” de esquerda nas escolas brasileiras. O presente artigo faz um inventário dos resultados obtidos em uma pesquisa que analisou as enunciações proferidas pelo Escola Sem Partido em seus ditos postos em circulação, sobretudo, no website do movimento, o escolasempartido.org. Sob a orientação do pensamento de Michel Foucault e das contribuições dos Estudos Culturais, procurei responder ao problema de pesquisa: como operam as investidas de poder lançadas pelo Escola Sem Partido sobre as condutas docentes? Verificou-se que essas investidas de poder acabavam por construir, com seus ataques, identidades docentes desejáveis que passaram a funcionar como posições de sujeito a serem ocupadas pelos docentes.
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