ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO

  • Sandra Cristina Vanzuita da Silva Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Valéria Silva Ferreira Universidade do vale do Itajaí - UNIVALI
  • Leticia Veiga Casanova Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
Palavras-chave: Formação de professores, Família e escola, Marketização.

Resumo

Resumo: Ao longo dos últimos dez anos, as políticas públicas educacionais nos países desenvolvidos e em desenvolvimento têm privilegiado um modelo de privatização, por meio de parcerias público-privadas. Nesse sentido, este artigo apresenta as reflexões de duas teses de Doutorado que utilizaram pesquisas documentais em sites oficiais brasileiros, sites de instituições, entre outros, na perspectiva de revelar a rede de relações e conexões entre estado, sociedade civil e organizações multilaterais que buscam empregar a lógica do mercado na educação. Essas duas pesquisas apontam que a utilização de estratégias mercadológicas de marketing, foco deste artigo, tem tornado a educação um produto atraente e lucrativo. Essas estratégias são utilizadas tanto para atrair um determinado perfil de público para formação de professores, quanto para o convencimento das famílias no gerenciamento da performance de seus filhos. Ball e Foucault são as principais bases teóricas dessas pesquisas.

Palavras-chave: Formação de professores. Família e escola. Marketização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Cristina Vanzuita da Silva, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
Possui graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente é professora da Universidade do Vale do Itajaí no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e no curso de Pedagogia. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Contextos da Educação da Criança.
Valéria Silva Ferreira, Universidade do vale do Itajaí - UNIVALI
Possui graduação em Pedagogia, pela Universidade do Vale do Itajaí (1988), Atuou como professora da Educação Básica como alfabetizadora e na Educação Infantil. Possui mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). É professora pesquisadora permanente do Programa Pós-Graduação em Educação da UNIVALI (Mestrado e Doutorado), do curso de Pedagogia da UNIVALI, também atua como editora da Revista Contrapontos e lidera o grupo de pesquisa Contextos da Educação da Criança.Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação , Mestrado e Doutorado da UNIVALI.
Leticia Veiga Casanova, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2001), mestrado e doutorado em educação pela mesma universidade. Faz parte do Grupo de Pesquisa Contextos Educativos e Práticas Docente. Atualmente trabalha com a formação continuada dos professores da educação básica, atuando principalmente com os seguintes temas: educação infantil, o trabalho com os bebês, alfabetização e letramento, propostas curriculares para a educação infantil, organização dos espaços educativos, relação família e escola.
Publicado
2018-12-05
Como Citar
Vanzuita da Silva, S. C., Silva Ferreira, V., & Veiga Casanova, L. (2018). ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO. Teoria E Prática Da Educação, 21(3), 15-26. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i3.45395
Seção
Artigos