ESTILO DE VIDA E BARREIRAS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS

Palavras-chave: Atividade Física, Barreiras, Estilo de vida

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar o Estilo de Vida e as barreiras para a prática de atividade física de docentes universitários. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 41 docentes de uma universidade pública do sudoeste da Bahia. Utilizou-se dois questionários, o Perfil do Estilo de Vida Individual e o questionário de percepção de barreiras para a prática de atividade física. Os dados foram analisados pelo programa SPSS 22.00.O Estilo de Vida foi considerado negativo para todos os docentes e as principais barreiras identificadas se concentram nas dimensões sociais e comportamental. Conclui-se que, apesar de ter conhecimento sobre a importância de manter um estilo de vida saudável, nenhum docente foi classificado com Estilo de Vida positivo e que quanto maior o índice negativo do estilo de vida, maior era o número de barreiras para a prática de atividade física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Berta Leni Costa Cardoso, Universidade do Estado da Bahia - UNEB Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Pós-doutora em Educação. Mestre e Doutora em Educação Física. Licenciada e Bacharel em Educação Física. Professora Adjunto na Unviersidade do Estado da Bahia - UNEB. Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) da Universidade do Estado da Bahia - UESB.
Ariane Ramos de Almeida
Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual da Bahia
Geyse Magalhães Rodrigues
Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia
Heldina Pereira Pinto Fagundes, Universidade do Estado da Bahia

Graduação em Pedagogia. Mestrado e Doutorado em Educação: currículo pela PUC SP. Professora Titular da UNEB.

Cláudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Pedagogia na Uneb. Mestrado em Educação e Pesquisa pela Université \du Québec À Chicoutimi. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Titular e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Editor da Revista Práxis Educacional.
Publicado
2020-12-16
Como Citar
Cardoso, B. L. C., Almeida, A. R. de, Rodrigues, G. M., Pinto Fagundes, H. P., & Nunes, C. P. (2020). ESTILO DE VIDA E BARREIRAS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS. Teoria E Prática Da Educação, 23(3), 132-149. https://doi.org/10.4025/tpe.v23i3.45719
Seção
Artigos