A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática
Resumo
O objetivo do presente artigo é examinar o significado da ideia de L. S. Vigotski de que o conhecimento é um meio cultural de desenvolvimento e as repercussões dessa ideia para a organização do ensino de matemática. Admitindo-se que se ensina não matemática, mas com a matemática, são examinadas criticamente algumas possibilidades de resposta à pergunta sobre o que se ensina ao aluno quando a matemática é entendida como um meio e não uma finalidade do ensino. Em seguida, são destacadas algumas conclusões psicológicas e pedagógicas ligadas à organização do processo de ensino de matemática, quando este campo do saber é compreendido como meio cultural de que o professor lança mão para ensinar.
Palavras-chave: Teoria histórico-cultural. Pedagogia. Ensino da matemática.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.