Dotação: o que a teoria histórico-cultural tem a dizer

  • Ingrid Lilian Fuhr
  • Penélope Ximenes

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir as concepções do diagnóstico de dotação, referido na literatura brasileira pelos termos "superdotação/altas habilidades", em contraponto ao entendimento deste conceito na teoria história-cultural de Vigotski. Concorda-se com o entendimento expresso por Gagné (2009) de que mundialmente existe um caos conceitual em relação ao termo dotação. Para a elaboração do texto utilizou-se como referência os documentos institucionais das políticas de estado brasileiro, os principais autores que discutem sobre a temática, as concepções da teoria histórico-cultural sobre o assunto e um breve relato de dois casos clínicos de crianças com o diagnóstico de dotação. As reflexões ensejadas pelo texto apontam carência de clareza quanto ao termo dotação, exacerbada pela legislação brasileira que criou termos como “superdotação/altas habilidades", tomando por base o sucesso escolar/acadêmico. A concepção histórico-cultural traz um novo olhar sobre os estudos na área da dotação.

Palavras-chave: Dotação. Diagnóstico. Teoria histórico-cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-04-09
Como Citar
Fuhr, I. L., & Ximenes, P. (2019). Dotação: o que a teoria histórico-cultural tem a dizer. Teoria E Prática Da Educação, 22(1), 50-63. https://doi.org/10.4025/tpe.v22i1.47429
Seção
Artigos