A Teoria Histórico-Cultural e a apropriação da linguagem escrita: uma pesquisa em escolas indígenas no Paraná

  • Maria Christine Berdusco Menezes
  • Rosangela Célia Faustino

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa empírica no Colégio Estadual Indígena Cacique Gregório Kaeckchot situado na Terra Indígena Ivaí, no Paraná, cuja população, de cerca de 1600 pessoas, é falante da língua kaingang como L1, tem como objetivo entender como as crianças indígenas se apropriam da linguagem escrita, cujo processo inicial de escolarização é feito em língua portuguesa L2. Entendemos que a concepção Histórico-Cultural pode contribuir, mais adequadamente, nos processos de ensino e aprendizagem das crianças indígenas no início da escolarização, nesse sentido o texto que segue tem como fundamento teórico os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC), para a qual a linguagem escrita é constituída socialmente nas interações humanas sendo, então, elemento fundamental na aprendizagem e desenvolvimento da criança. Organizamos o texto em dois momentos. O primeiro refere-se aos conceitos da THC e na sequência a apropriação da linguagem escrita com as crianças Kaingang durante o processo de escolarização.

Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural; Apropriação da Linguagem Escrita; Indígenas Kaingang.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-04-09
Como Citar
Menezes, M. C. B., & Faustino, R. C. (2019). A Teoria Histórico-Cultural e a apropriação da linguagem escrita: uma pesquisa em escolas indígenas no Paraná. Teoria E Prática Da Educação, 22(1), 107-126. https://doi.org/10.4025/tpe.v22i1.47436
Seção
Artigos