Relações entre o público e o privado no processo de elaboração do ProJovem Urbano
Resumo
O artigo tem por objetivo analisar as relações entre o público e o privado no processo de elaboração do ProJovem Urbano entre 2008 e 2014. Para análise, a partir do método materialista histórico, buscamos compreender a redefinição do papel do Estado, no contexto da nova crise estrutural do capitalismo. As reflexões, realizadas a partir da análise de fontes documental e bibliográfica, sites de instituições do poder público e de organizações privadas, revelam que o Programa foi desenvolvido por meio das parcerias entre o governo brasileiro com os organismos internacionais, sob a influência de setores privados e movimentos sociais e foi modificado através dos arranjos institucionais. O foco deste artigo é analisar estas mudanças, a partir do direito da juventude materializado em políticas sociais e as contradições entre os sujeitos públicos e privados na elaboração do Programa.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.