JOGOS ELETRÔNICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

Palavras-chave: Jogos eletrônicos. Formação de professores. Cibercultura.

Resumo

Este artigo consolida uma Revisão Sistemática de Conteúdo (RSC) de artigos cadastrados no portal de periódicos CAPES entre os anos de 2003 e 2019, os quais abordam o uso de jogos eletrônicos na formação inicial de professores. Metodologicamente, a revisão das produções analisadas partiu de um universo de 44 artigos que, após a submissão aos procedimentos de filtro de conteúdo e seleção temática, foi reduzido a seis produções. A RSC sugeriu a necessidade de efetivação de mais experiências pedagógicas utilizando jogos eletrônicos na formação de professores e que, mesmo diante das práticas socioculturais da cibercultura, as iniciativas de formação envolvendo esses games são incipientes e/ou podem estar sendo negligenciadas nas licenciaturas. Tomamos a cibercultura como contexto no qual tecnologias digitais estão imbricadas às práticas quotidianas e educacionais, portanto ela é inerente à ação do sujeito contemporâneo. Por fim, foi identificada uma carência de politicas públicas voltadas para a formação inicial dos professores envolvendo jogos eletrônicos como elementos estruturantes de práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Geisiele Reijane da Cruz, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Aluna da Pós graduação em Didática do Trabalho Docente pelo pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus São João del-Rei. Graduada em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de São João del-Rei, Minas Gerais (2020). Técnica em Nutrição de Dietética pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena (2014). Possui proximidade com os campos de Estudo na área da Educação Infantil , Educomunicação, Cibercultura/Jogos Eletrônicos

Marcio Roberto de Lima, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor efetivo da Universidade Federal de São João del-Rei em seu Departamento de Ciências da Educação (Deced). Tem como áreas de interesse e atuação: Educação e cibercultura; Relações entre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a formação de professores; Incorporação das TDIC às práticas pedagógicas; Políticas públicas educacionais de inclusão digital; Virtualização do movimento.  

Silvania Sousa do Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Didactique des Disciplines (Université Pierre et Marie Curie, França, 1999), Professora Tutular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

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Publicado
2020-12-01
Como Citar
Cruz, G. R. da, Lima, M. R. de, & Nascimento, S. S. do. (2020). JOGOS ELETRÔNICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES. Teoria E Prática Da Educação, 23(2), 117-141. https://doi.org/10.4025/tpe.v23i2.52971
Seção
Artigos