DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavras-chave: Educação inclusiva. Educação Profissional. História da Educação.

Resumo

Constrói-se, aqui, uma síntese cronológica das interações travadas entre as modalidades da Educação Inclusiva e Profissional, mediante análise dos movimentos sociais e da legislação relativa, elegendo como metodologia o levantamento bibliográfico e documental. Como referencial teórico pertinente à inclusão, autores como Almeida e Silva (2004), Jannuzzi (2006), Lanna Júnior (2010), Lira e Medeiros (2013) e Tonatto e Moraes (2015) foram abordados e, no tocante à educação profissional, Jacometti (2008), Cordeiro (2013), Moura (2016), Redig e Glat (2017) e Carlos (2018). Observou-se, durante o século XX, ações pontuais em prol da inclusão, pouco relacionadas, porém, com a formação para o mundo do trabalho, o que começou a mudar gradualmente na transição para o século seguinte. Porém, esses avanços ainda sofrem ameaças, o que demonstra a necessidade da luta permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilane Ferreira Cavalcante

Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Estudos da Linguagem (1996) e doutorado em Educação (2002) pela mesma universidade. Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP). É lotada no Campus Educação a Distância, atuou como coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no IFRN de 2011 a 2017 e, como tal, participou do Fórum Estadual de Formação docente. Foi vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB de 2011 a 2015. Lidera o grupo de Pesquisa Multirreferencialidade, Educação e Linguagem (GPMEL) desde 2011. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em literatura e história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação a distância, tecnologias e acessibilidade em educação; formação de professores, gênero e literatura. Publicou, entre outros, O romance da Besta Fubana :festa, utopia e revolução no interior do Nordeste (2008), Vestígios (2009) - livro de poemas - e Mulheres e Letras (2011)

Judithe da Costa Leite Albuquerque, IFRN (mestrado) e UFRN (servidora)
Assistente em Administracao na UFRN e mestranda em educação no IFRN.

Referências

ABRES. Declaração de Kochi 2003 - Kochi, Kerala, Índia. Tradução por Mônica Pereira dos Santos. [20-?]. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2018.

ALARCÃO, Isabel. Professor-investigador: que sentido que formação. In: Cadernos de formação de professores, n.1, p.21-30, 2001.

ALMEIDA, Maria Doninha de Almeida; SILVA, Markus Filgueira. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o portador de Necessidade Educacional Especial. In: SILVA, Markus Filgueira da (org.). Educação inclusiva: uma visão diferente. Natal: Editora da UFRN, 2004, p. 14.

ALBUQUERQUE, Judithe da Costa Leite. Formação docente e inclusão: desafios à prática pedagógica com estudantes com deficiência nos cursos técnicos do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

ARAÚJO, Josemara. Documentos. [20-?]. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2018.

BALDI, César Augusto. Tratados internacionais podem ampliar direitos. Revista Consultor Jurídico, São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em 13 ago. 2018.

BERNARDES, Adriana Oliveira. Da integração à inclusão, novo paradigma. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil 1988. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2018.

______. Decreto n.º 4.127, de 25 de fevereiro de 1942.Estabelece as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2018.

______. Decreto n.º 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2018.

______. Decreto n.º 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2018.

______. Decreto n.º 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em 30 ago. 2018.

______. Decreto n.º 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2018.

______. Decreto n.º 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2018.

______. Decreto n.º 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2018.

______. Decreto n.º 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2018.

______. Decreto n.º 7.566, de 23 de setembro de 1909. Créa nas capitaes dos Estados da Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primario e gratuito. Disponível em: . Acesso em 27 ago. 2018.

______. Decreto n.º 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em 28 ago. 2018.

______. Lei n.º 378, de 13 de janeiro de 1937. Dá nova organização ao Ministério da educação e Saúde Pública. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2018.

______. Lei n.º 3.552, de 16 de fevereiro de 1959. Dispõe sobre nova organização escolar e administrativa dos estabelecimentos de ensino industrial do Ministério da Educação e Cultura, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2018.

______. Lei n.º 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em . Acesso em 10 jun. 2018.

______. Lei n.º 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2018.

______. Lei n.º 6.545, de 30 de junho de 1978. Dispõe sobre a transformação das Escolas Técnicas Federais de Minas Gerais, do Paraná e Celso Suckow da Fonseca em Centros Federais de Educação Tecnológica e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em 27 ago. 2018.

______. Lei n.º 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2018.

______. Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2018.

______. Lei n.º 8.948, de 8 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2018.

______. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2018.

______. Lei n.º 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2018.

______. Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2018.

______. Lei n.º 11.195, de 18 de novembro de 2005b. Dá nova redação ao § 5º do art. 3º da Lei nº 8.948, de 8 de dezembro de 1994. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2018.

______. Lei n.º 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2018.

______. Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em:
______. Lei n.º 12.319, de 1o de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12319.htm#:~:text=Regulamenta%20a%20profiss%C3%A3o%20de%20Tradutor,L%C3%ADngua%20Brasileira%20de%20Sinais%20%2D%20LIBRAS. Acesso em: 28 ago. 2018.

______. Lei n.º 12.513, de 26 de outubro de 2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); altera as Leis no 7.998, de 11 de janeiro de 1990, que regula o Programa do Seguro-Desemprego, o Abono Salarial e institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), no 8.212, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre a organização da Seguridade Social e institui Plano de Custeio, no 10.260, de 12 de julho de 2001, que dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, e no 11.129, de 30 de junho de 2005, que institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem); e dá outras providências. Disponível em:
______. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em 01 set. 2018.

______. Lei n.º 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2018.

______. Lei n.º 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2018.

______. Lei n.º 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2018.

______. MEC. Direito à Educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais. 2006. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2018.

______. MEC. Parecer n.º 17, de 03 de julho de 2001. Disponível em: . Acesso em 29 ago. 2018.

______. MEC. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2018.

______. MEC. Portaria n.º 948, de 09 de outubro de 2007. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2018.

______. MEC – Referencial curricular nacional para a educação infantil. 1998. Disponível em: . Acesso em: 09 set. 2018.

______. MEC. Resolução n.º 02, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: . Acesso em 29 ago. 2018.

______. MEC. Resolução n.º 02, de 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: . Acesso em 29 ago. 2018.

______. MEC. Resolução n.º 03, de 26 de junho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2018.

______. MEC. Resolução n.º 04, de 02 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2018.

______. MP. Convenções e Declarações da ONU sobre a Pessoa com Deficiência. [20-?]. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2018

______. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais.2013. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2018.
BRITO, Lucinda Ferreira. Integração Social e Educação de Surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993.

CARLOS, Nara Lidiana Silva Dias. O ensino de 2º grau no estado do Rio Grande do Norte: uma história da implantação da Lei n.º 5.691/1971 (1971-1996). 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. 1: 2006, Brasília: Anais da I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência:Brasília: CONADE, 2006. 360 p.

3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. 1: 2012, Brasília: Anais da I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência:Brasília: CONADE, 2012. 156 p.

CORDEIRO, D. R. C. L. A inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de educação profissional. 2013. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013.

GONZALES, Neidimar Vieira Lopes. A formação docente e os desafios da diversidade na prática pedagógica de egressos do curso de pedagogia da UNIR, campus - JI - Paraná/RO. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2013.

GRASSI, Tânia Mara. A inclusão e os desafios para a formação de docentes: uma reflexão necessária. s.d. Disponível em: . Acesso em 13 dez. 2018.

JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

JACOMETTI, Márcio. Reflexões sobre o contexto institucional brasileiro contemporâneo e as
transformações na educação profissional. Revista Educar, Curitiba, 2008. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2019.

LANNA JÚNIOR, Mário Cléber Martins (Comp.). História do Movimento Político
das Pessoas com Deficiência no Brasil. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010. 443p.

LIMA, Erika Roberta Silva de. Ensino Médio e Educação profissional no Brasil: um estudo exploratório das políticas educacionais (1990-2010). 2015. 159 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

LINS, Nostradamos de Medeiros. A inclusão como conquista de lugar simbólico. In: SILVA, Markus Filgueira da (org.). Educação inclusiva: uma visão diferente. Natal: Editora da UFRN, 2004, p. 40.

LIRA, Eleide Gomes Teixeira Torres; MEDEIROS, Joseane Maria Araújo de. Inclusão escolar: fundamentos de uma história de luta em busca de novas conquistas. In: SILVA, Luzia Guacira dos Santos (et. al), (org.). Educação inclusiva e formação continuada de professores: diálogos entre teoria e prática. Natal: Editora da UFRN, 2013, p. 53.

MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Da educação especial à inclusiva: um longo caminhar. In: SILVA, Markus Filgueira da (org.). Educação inclusiva: uma visão diferente. Natal: Editora da UFRN, 2004, p. 28.

MOURA, Dante Henrique (Org). Educação Profissional: desafios teórico-metodológicos e políticas públicas. Natal: IFRN, 2016.

_____, Dante Henrique. Políticas Públicas para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio nos Anos 1990 e 2000: limites e possibilidades. In: Oliveira, R. de (org). Jovens, Ensino Médio e Educação Profissional. Campinas, SP: Papirus, 2012.

ONU. Assembleia Geral das Nações Unidas. Carta das Nações Unidas. 1945. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2018.

RAMOS, Marise Nogueira; FRIGOTTO, Gaudêncio. Medida Provisória 746/2016: a contra-reforma do ensino médio do golpe de estado de 31 de agosto de 2016. Revista Histedbr On-line, Campinas, 2016. Disponível em:
REDIG, Annie Gomes; GLAT, Rosana. Programa educacional especializado para capacitação e inclusão no trabalho de pessoas com deficiência intelectual. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: . Acesso em 30 ago. 2018.

SEMINÁRIO NACIONAL EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E PROFISSIONALIZAÇÃO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACAIONAIS ESPECIAIS - Programa TEC NEP. 1: 2006, Brasília: Anais do Seminário Nacional:Brasília, 2006. 143 p.

SOUZA, Joana Belarmino de. A cegueira como uma visão diferente. In: SILVA, Markus Filgueira da (org.). Educação inclusiva: uma visão diferente. Natal: Editora da UFRN, 2004, p. 77.

TONATTO, Regiane Cristina; MORAES, Denise Rosana da Silva. Contribuições dos movimentos sociais nas políticas de inclusão das pessoas com deficiência na educação. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 6., 2015, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2015.
Publicado
2020-12-01
Como Citar
Ferreira Cavalcante, I., & Albuquerque, J. da C. L. (2020). DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Teoria E Prática Da Educação, 23(2), 142-165. https://doi.org/10.4025/tpe.v23i2.55466
Seção
Artigos