QUEIXAS ESCOLARES E OUTROS FENÔMENOS DAS ESCOLAS A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL:

UM ESTUDO DE METAPESQUISA

Palavras-chave: Queixa escolar, Psicologia escolar, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico acerca de como as queixas escolares e fenômenos relacionados – fracasso escolar, dificuldades de aprendizagem e medicalização da educação – têm sido discutidos a partir da Psicologia Histórico-Cultural (PHC). Trata-se de um estudo de natureza básica, de abordagem qualitativa e analítica, por meio de metapesquisa. Foram analisados 24 artigos de líderes e vice-líderes de grupos de pesquisa da área de Psicologia, mapeados em pesquisa prévia, cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq e que declaram utilizar a PHC como referencial teórico. Verificou-se que estes fenômenos escolares ainda são, em grande parte, considerados como problemas de âmbito individual e biológico. Por outro lado, a PHC tem sido utilizada para fundamentar pesquisas que defendem que tais questões são produzidas socialmente.

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Publicado
2022-05-24
Como Citar
Guaragna, C., & Flávia da Silva Ferreira Asbahr. (2022). QUEIXAS ESCOLARES E OUTROS FENÔMENOS DAS ESCOLAS A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: . Teoria E Prática Da Educação, 25(1), 118-134. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i1.61560
Seção
Artigos