UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM PROPOSTA PELO BANCO MUNDIAL
Resumo
Analisa-se a perspectiva de aprendizagem que fundamenta o documento do Banco Mundial (BM), “Aprendizagem para todos: Investir nos conhecimentos e competências das pessoas para promover o desenvolvimento – Estratégia 2020 para a Educação”, a partir da Teoria Crítica. Nesse documento, a educação dos países de renda média como o Brasil é vista como um investimento econômico para enfrentar a crise educacional atribuída ao fato de a escola não preparar o aluno para o mercado de trabalho. As propostas de educação “salvadora”, educação “em crise” e educação “como garantia para a empregabilidade”, bem como a proposta de “aprendizado ao longo da vida”, são apresentadas para amenizar a crise social expressa na ausência de trabalho e de renda. A análise revela que a perspectiva de educação subjacente à proposta do BM concebe o conhecimento como um meio para a adaptação à lógica vigente; um instrumento para o mero ajuste dos sujeitos às contradições da sociedade administrada.
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Referências
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