UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM PROPOSTA PELO BANCO MUNDIAL

Palavras-chave: Crise da educação, Banco Mundial, Teoria crítica da sociedade

Resumo

Analisa-se a perspectiva de aprendizagem que fundamenta o documento do Banco Mundial (BM), “Aprendizagem para todos: Investir nos conhecimentos e competências das pessoas para promover o desenvolvimento – Estratégia 2020 para a Educação”, a partir da Teoria Crítica. Nesse documento, a educação dos países de renda média como o Brasil é vista como um investimento econômico para enfrentar a crise educacional atribuída ao fato de a escola não preparar o aluno para o mercado de trabalho. As propostas de educação “salvadora”, educação “em crise” e educação “como garantia para a empregabilidade”, bem como a proposta de “aprendizado ao longo da vida”, são apresentadas para amenizar a crise social  expressa na ausência de trabalho e de renda. A análise revela que a perspectiva de educação subjacente à proposta do BM concebe o conhecimento como um meio para a adaptação à lógica vigente; um instrumento para o mero ajuste dos sujeitos às contradições da sociedade administrada.

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Biografia do Autor

Haira Lima Ribas, Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Pedagoga do Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama.

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade - PUC/SP. Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-GRaduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Eduardo Borba Gilioli

Doutor  em Educação (PPE/UEM). Professor da Secretaria de Estado da educação do Paraná.

Eduardo Augusto Pavani, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado
2023-10-18
Como Citar
Ribas, H. L., Galuch, M. T. B., Gilioli, E. B., & Pavani, E. A. (2023). UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM PROPOSTA PELO BANCO MUNDIAL. Teoria E Prática Da Educação, 26(1), e68481. https://doi.org/10.4025/tpe.v26i1.68481