Os eventos latino americanos de educação Física: divulgação em impressos argentinos, brasileiros e chilenos (1888-1957)

Palavras-chave: evento; imprensa periódica; América Latina; Educação; educação física.

Resumo

Este artigo objetiva analisar as publicações dedicadas à divulgação de eventos na imprensa periódica da Educação e da Educação Física, veiculada na Argentina, no Chile e no Brasil (1888-1957). Utilizando como fonte impressos desses três países, o estudo fundamentou-se no paradigma indiciário, indicando articulações e intercâmbios entre a publicação de eventos de Educação e Educação Física realizados na América Latina e o perfil editorial das revistas especializadas. Constata a influência dos eventos na formação do projeto editorial dos periódicos e sua utilização como meio de divulgação de ideias de agentes do governo.

Palavras-chave: evento; imprensa periódica; América Latina; Educação; educação física.

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Biografia do Autor

Gabriel dos Santos Pinheiro, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós - Graduação (PPGEF) da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Atualmente é doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da mesma Universidade. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA), no qual atua na linha de pesquisa História da Educação, da Educação Física e do Esporte.

Lucas Oliveira Rodrigues de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aluno do curso de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre e licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física ? Proteoria (Ufes), atuando na linha de pesquisa História da Educação, da Educação Física e dos Esportes.

Juliana Martins Cassani, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora dos Programas de Pós-Graduação em: Educação Física (Mestrado e Doutorado) e Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) - UFRJ. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) - Educação Física/UFRJ. Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Graduada em Educação Física - Universidade Vila Velha (Licenciatura e Bacharelado). Bacharel em Ciências Contábeis (Ufes). Pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - Proteoria (Ufes) e do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes - Nespefe (UFRJ). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Currículo, Avaliação Educacional e História, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas, avaliação, livros didáticos, imprensa periódica, manuais e compêndios escolares.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é Diretor de Pós-Graduação da Ufes 2024, Coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação do Sudeste (FORPREd/Sudeste) período 2023-2024. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes (PPGE), no período de 2020-2024, e Coordenador Adjunto do PPGE (2019), Avaliador do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD 2021 (Objeto 4) na área de Linguagens. Avaliador do Prêmio Capes de Tese - área 21 - Educação FísicaL em 2022. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo e Política Educacional. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo

Atualmente é Professor Pesquisador Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro com financiamento da Faperj.no período de set. 2023 a ago. de 2025. É Professor Titular aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo com atuação na graduação (licenciatura e bacharelado), mestrado e doutorado na área de Educação Física. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Foi docente da Universidade Federal do Espírito Santo de 27 de dezembro de 1989 a 27 de março de 2022. Foi chefe do Departamento de Desportos (1992); Diretor do Centro de Educação Física e Desportos (1992-1996 e 2004-2006), Pró-Reitor de Administração (2006-2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Historiografia da Educação, teoria da educação física, periódicos, avaliação, currículo, cotidiano e comunicação científica em periódicos.

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Publicado
2025-10-16
Como Citar
dos Santos Pinheiro, G., Oliveira Rodrigues de Carvalho, L., Martins Cassani, J., dos Santos, W., & Ferreira Neto, A. (2025). Os eventos latino americanos de educação Física: divulgação em impressos argentinos, brasileiros e chilenos (1888-1957). Teoria E Prática Da Educação, 28(1), e72478. https://doi.org/10.4025/tpe.v28i1.72478