A FORMAÇÃO DO SER-PROFESSOR E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA-ALUNO: NORMATIZAÇÃO E SELEÇÃO DE SABERES - PARANÁ (1986- 1990)

  • Elaine Rodrigues Universidade Estadual de Maringá
  • Edinéia Regina Rossi UEM

Résumé

Este estudo problematizou a normatização e seleção de saberes propostos para a formação do serprofessor e da criança-aluno no Paraná de 1986 a 1990. Documentos oficiais foram eleitos como fonte de pesquisa. Objetivou-se analisá-los como um jogo de linguagens, indagando por quais caminhos sua tessitura argumentativa fora construída? Esse discurso, veiculado com a chancela da oficialidade, fora amplamente aceito, conquistando o status de paradigma no campo educacional paranaense, afirmando-se e reafirmando-se em novas roupagens discursivas. Primou-se pela valorização do diálogo com a historiografia da infância e com as produções afetas ao campo dos estudos culturais, o que se realizou muito mais pelas incertezas, geradas ao longo do estudo, do que por assertivas. Aventurou-se a conhecer uma proposta curricular para formação da criança-aluno aliada aos projetos para formação de professores, compreendendo-as como formas de governamento das populações, como constructo cultural. Evidenciouse uma linguagem que pretendeu conformar o ser-professor e em decorrência a criança-aluno, caracterizando esse discurso como uma prática disciplinadora para o universo educacional escolar.

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Bibliographies de l'auteur

Elaine Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá
Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – (PPE/UEM) – Líder do Grupo de Pesquisas HEDUCULTES
Edinéia Regina Rossi, UEM
Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá  – (PPE/UEM)  - Pró-Reitora de Ensino da UEM
Publiée
2012-09-01
Comment citer
Rodrigues, E., & Rossi, E. R. (2012). A FORMAÇÃO DO SER-PROFESSOR E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA-ALUNO: NORMATIZAÇÃO E SELEÇÃO DE SABERES - PARANÁ (1986- 1990). Teoria E Prática Da Educação, 14(3), 111-123. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i3.18492
Rubrique
Artigos