A TRAJETÓRIA DE UMA EXPERIÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE CURSOS DE LICENCIATURA

  • Elton Luiz Nardi UNOESC
  • Giovana Maria Di Domênico Silva UNOESC
  • Marilda Pasqual Schneider UNOESC
  • Zenilde Durli UNOESC

Resumen

Este trabalho resulta de uma investigação realizada concomitantemente à construção de uma proposta de reorganização curricular dos cursos de licenciatura, em uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina. Aborda questões relacionadas às etapas mais significativas do processo então deslindado e à proposta construída, fundada na idéia de constituição de uma organização curricular integrada. Inicia destacando que o processo de construção foi pautado pela adequação dos cursos às diretrizes curriculares nacionais gerais e específicas, pela necessidade de resposta aos novos ordenamentos sociais e do mercado de trabalho, pela viabilização econômica e financeira para o oferecimento dos cursos e pela preparação de um profissional da educação básica com sólida formação teórica e capacidade de articulação com a prática pedagógica. Segue destacando aspectos característicos da realidade dos cursos de licenciatura na Universidade, bem como o processo que resultou na reorganização dos projetos político-pedagógicos, a partir de uma base comum, constituída tanto por conhecimentos que compõem um núcleo essencial de formação do profissional da educação, quanto pela organização curricular por núcleos e blocos, de modo a promover a unidade entre os cursos. Conclui reconhecendo que o processo de investigação e de construção da proposta de reorganização curricular foi marcado por vários desafios, tendo sido preservado o propósito de assegurar aspectos considerados necessários à formação do profissional, de forma a favorecer a constituição de uma identidade de educador aos egressos desses cursos de graduação.

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Publicado
2011-08-24
Cómo citar
Nardi, E. L., Silva, G. M. D. D., Schneider, M. P., & Durli, Z. (2011). A TRAJETÓRIA DE UMA EXPERIÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE CURSOS DE LICENCIATURA. Teoria E Prática Da Educação, 12(2), 209-218. https://doi.org/10.4025/tpe.v12i2.13973
Sección
Artigos