PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA: ANÁLISE DE DADOS POR MEIO DE NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO

  • Rachel de Morais Borges Perobelli PUCPR
  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira PPGE/PUCPR

Resumen

Este artigo relata dados de uma pesquisa feita com professores de teologia das faculdades teológicas vinculadas a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil– IECLB, sobre seus saberes docentes. Teve-se como problema de pesquisa, que saberes os professores de teologia das instituições de ensino superior de confissão luterana trazem de sua própria formação e experiência profissional e utilizam na docência da teologia e quais os saberes que inferem na formação dos professores de teologia? Diante disso, a pesquisa se propôs a identificar os saberes dos professores, construídos na sua formação, que inferem no ensino da teologia e na formação dos futuros professores desta área de conhecimento, com o propósito de contribuir com a reflexão sobre seus aspectos pedagógicos. Para tanto definiu-se alguns objetivos específicos: identificar com os professores que saberes eles trazem da sua formação que os ajudam na docência e verificar como os egressos percebem a atuação dos professores. A relevância desta investigação reside na necessidade de entender a constituição da docência nos cursos de teologia, uma vez que seus professores não recebem formação docente específica. Discutiu-se sobre a formação e identidade dos professores, tendo os saberes como seu eixo central. Devido à natureza do estudo e dos objetivos propostos, optou-se por uma pesquisa qualitativa. de abordagem fenomenológica por meio do estudo de caso. Este estudo demostrou que a formação do professor de teologia tem muitas variantes e na docência são mobilizados saberes provenientes da formação pessoal e experiência profissional, fundamentados na sua leitura teológica.

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Publicado
2011-08-24
Cómo citar
Perobelli, R. de M. B., & Junqueira, S. R. A. (2011). PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA: ANÁLISE DE DADOS POR MEIO DE NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO. Teoria E Prática Da Educação, 12(2), 219-232. https://doi.org/10.4025/tpe.v12i2.13974
Sección
Artigos