O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO MOVIMENTO COLETIVO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: RELATOS E REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA
Résumé
O presente artigo, organizado a partir da experiência e do diálogo entre seus autores, contempla a caracterização de uma trajetória de trabalho coletivo, construída ao longo dos últimos 14 anos em uma escola pública municipal de Santa Catarina, que tem como perspectiva a democratização da gestão comoexpressão do movimento de seu Projeto Político Pedagógico. O texto é resultado da sistematização de relatos e reflexões dessa experiência vivenciada por um dos autores (que exerce a função eletiva de gestor na referida escola), interfaceada por alguns referenciais teóricos do campo da gestão escolar, articulandose descrição e análise. Trata-se, portanto, de um trabalho empírico-interpretativo que, organizado sobre a base de uma experiência concreta e articulado com elementos teóricos, resulta em conhecimento sistematizado. Os autores descrevem e discutem aspectos de constituição de seu Projeto Pedagógico como um movimento coletivo de democratização da escola e finalmente destacam alguns avanços e desafios desse processo que se coloca como “um trabalho em construção”. A experiência dessa trajetória revela que, apesar dos desafios, a escola pública pode colocar-se como espaço de resistência às formas autoritárias de gestão e pode apostar no seu projeto coletivo e com ele alcançar níveis mais significativos de autonomia.Téléchargements
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Publiée
2012-09-01
Comment citer
Oliveira, A., & Thiesen, J. S. (2012). O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO MOVIMENTO COLETIVO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: RELATOS E REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA. Teoria E Prática Da Educação, 14(3), 77-86. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i3.13857
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Artigos
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