TECENDO OS FIOS DA MULTIDIMENSIONALIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Résumé
O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão teórica sobre a fragmentação dos saberes/fazeres humanos, ainda existente no cotidiano de nossas escolas, reafirmando a necessidade do enfoque multidimensional da prática pedagógica, em suas dimensões humana, técnica e política. Ressalta conceitos sobre Educação e Didática, pontuando as contribuições de cada dimensão, na perspectiva de um fazer pedagógico comprometido com a inteireza humana. No sentido de contribuir para tais reflexões, no que diz respeito à dimensão humana, busca a trilha de Morin (1986;1999;2000a;2000b;2002) nas discussões sobre o paradigma da complexidade, que abre a possibilidade com que os saberes/fazeres pedagógicos sejam reconfigurados e se materializem de forma construtiva, orgânica e sensível no cotidiano dos espaços escolares. Dentro desta linha de argumentação, o autor ao trazer para reflexão o Sujeito, faz uma análise a respeito do paradigma dominante/hegemônico, que se baseou na exclusão do próprio sujeito, separando-o do objeto. Sob tal ótica, o artigo ressalta, também, aspectos relevantes sobre as dimensões técnica e política, sustentadas por teóricos como Freire (1985a), Candau (1984), Paro (2002). Sendo assim, avalia a necessidade atual de se agregar a dimensão criativa à prática pedagógica, entendendo a Arte enquanto um instrumento verdadeiramente educativo. Assim,, toma como suporte, principalmente as contribuições de Read (2001) e Vygotsky (1988;1999;2001;2003a;2003b) e Ostrower(1987)Téléchargements
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Publiée
2011-08-22
Comment citer
Peixoto, M. C. dos S. (2011). TECENDO OS FIOS DA MULTIDIMENSIONALIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Teoria E Prática Da Educação, 12(2), 157-170. https://doi.org/10.4025/tpe.v12i2.13967
Numéro
Rubrique
Artigos
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