IDENTIDADE DOCENTE: ESTUDO DAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DOCUMENTADAS E O DISTANCIAMENTO DA PRÁTICA VIGENTE

  • Verônica Gesser Universidade do Vale do Itajaí
  • Zemilda do Carmo Weber do Nacimento dos Santos UNIVALI
Palavras-chave: Educação, Memória, Identidade, Docência

Resumo

O presente artigo apresenta as concepções de educação vigentes na prática docente no âmbito da realidade educacional de um município catarinense, no período que compreende as décadas de 1940, 1950 e 1960, como resultado de uma pesquisa desenvolvida sob a semiótica das trajetórias identitárias de oito professoras aposentadas da rede pública de ensino.  A abordagem deste trabalho esteve referenciada na pesquisa qualitativa, partindo da memória como instrumento de construção e reconstrução da identidade docente, utilizando-se para este fim, técnicas de coleta de relatos orais. O estudo exerceu uma análise da leitura e da interpretação das informações, sob um olhar diferenciado, e amparado na literatura que aborda a formação de professores. O referencial teórico pautou-se em autores que deram amparo as abordagens que se fizeram necessárias, como a memória, as identidades, as experiências, o gênero e as concepções de educação. Dentre estes autores vale citar, Bittar; Ferreira Jr., 2004 - Bosi, 1994 - Brandão, 2008 - Bueno; Chamlian; Sousa; Catani, 2006 - Corrêa, 1985 – Fáveri, 2004 - Ferreira, 2006 – Freitas, 2002 – Gesser, 2002 – Gonçalves; Lisboa, 2007 - Halbwacks, 1990 - Hamilton, 2002 - Josso, 2004 - Le Goff, 2003 -Linhares, 2006 - Luciano, 2001 - Meihy, 2006. As narrativas deste grupo de professoras produziram a matriz necessária para a compreensão do cenário educacional deste período, bem como a possibilidade da construção de uma memória representativa da forma como o processo de ensino aprendizagem se dava naquele momento, distanciado da história documentada.

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Biografia do Autor

Verônica Gesser, Universidade do Vale do Itajaí
Doutora em Educação - Currículo e ensino - pela Florida International University, USA e mestra em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação. Atua também no ensino no curso de Pedagogia e Nucleo das Licentciaturas (presencial e Ead) da Univali. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
Zemilda do Carmo Weber do Nacimento dos Santos, UNIVALI
Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Iatajaí –UNIVALI – Professora de Educação Inafntil.
Publicado
2012-02-26
Como Citar
Gesser, V., & Santos, Z. do C. W. do N. dos. (2012). IDENTIDADE DOCENTE: ESTUDO DAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DOCUMENTADAS E O DISTANCIAMENTO DA PRÁTICA VIGENTE. Teoria E Prática Da Educação, 14(2), 21-31. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i2.16149
Seção
Artigos