Vai al Login o Registrazione sono richiesti per sottoporre articoli.

Lista di controllo per la predisposizione di una proposta

Durante la procedura di trasmissione di una proposta, gli autori devono verificare il rispetto dei seguenti requisiti; la submission potrebbe essere rifiutata se non aderisce a queste richieste.
  • A contribuição é original e inédita, e não foi submetido, concomitantemente, a outro periódico para avaliação. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 2MB);
  • O texto está de acordo com o Template da Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares
  • No processo de submissão, deverão ser inseridos os nomes completos dos autores, número identificador do ORCID, seus endereços institucionais e o e-mail do autor indicado para correspondência.
  • O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita, explicitação dos dados empíricos, descrição dos procedimentos metodológicos e correção de linguagem. O texto deve demonstrar que possui densidade científica, potencial e consistência acadêmica para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores sobre a temática abordada.
  • Os artigos deverão ter de 35.000 a 55.000 caracteres, organizados de acordo com o template. As resenhas deverão ter de 8.000 a 12.000 caracteres, com a mesma formatação, referente a livros publicados nos últimos 5 anos.
  • Os textos poderão estar em língua portuguesa, espanhola ou inglesa ou italiana. Os textos em língua estrangeira deverão conter resumo em língua portuguesa.
  • Os títulos dos artigos devem corresponder, com clareza à ideia geral e objetivos da abordagem. O Título não deveter mais do que 18 palavras.
  • Resumo: com 600 a 1.000 caracteres (com espaço), deve conter informações sucintas sobre o artigo e estar devidamente estruturado, de modo a apresentar claramente os objetivos, as fontes, a metodologia, o desenvolvimento e os resultados. O resumo não deve conter citações e referências. O resumo deverá conter de palavras-chave, devendo ser enviado em língua portuguesa, em inglês e em espanhol.

Linee guida per gli autori

Teoria e Prática da Educação é publicada sob o modelo Acesso Aberto e permite a qualquer pessaoa a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 3.0.

a) O artigo ou resenha deve ser inédito e não estar sendo avaliado para publicação em outra revista.

b) O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente e atualizado, argumentação clara e explícita, explicitação dos dados empíricos, descrição dos procedimentos metodológicos e correção de linguagem. O texto deve demonstrar densidade científica, potencial e consistência acadêmica para servir de referência a trabalhos de outros pesquisadores sobre a temática abordada.

c) Toda informação, dúvida ou alteração quanto ao texto submetido deve ser comunicada pelo sistema de Submissão em "Adicionar Comentários", com o intuito de preservar o histórico de Submissão;   

d) Os autores, até o limite de cinco (05), devem ter participado direta e ativamente da elaboração do artigo, apresentando declaração de contribuição de cada autor no trabalho, no ato de submissão,  conforme modelo disponível na seção Template e documentos suplementares. 

e) Extensão: os artigos deverão ter de 35.000 a 55.000 caracteres, organizados de acordo com o template, disponível na seção Template e documentos suplementares. As resenhas deverão ter de 8.000 a 12.000 caracteres, com a mesma formatação, referente a livros publicados nos últimos 5 anos.

f) Os textos poderão estar em língua portuguesa, espanhola ou inglesa. Os textos em língua estrangeira deverão conter resumo em língua portuguesa.

g) Os títulos dos artigos devem corresponder, com clareza à ideia geral e aos objetivos do artigo e deve possuir no máximo 200 caracteres com espaço.

h) Resumo: com 600 a 1.000 caracteres (com espaço), deve conter informações sucintas sobre o artigo e estar devidamente estruturado, de modo a apresentar claramente os objetivos, as fontes, a metodologia, o desenvolvimento e os resultados. O resumo não deve conter citações e referências. O resumo deverá conter  de palavras-chave, devendo ser enviado em língua portuguesa, em inglês e em espanhol.

i) Palavras-chave: de três a cinco palavras-chave, separadas por vírgula

j) No caso de artigos elaborados a partir de dissertações e de teses, é necessária a coautoria do/a professor/a orientador./a

k) Caso a pesquisa tenha recebido apoio financeiro de algum órgão de fomento ou instituição, a informação deverá ser mencionada em nota de rodapé.

l) No processo de submissão é obrigatória a exclusão de quaisquer informações, que possam identificar a autoria do texto em "Propriedades do Arquivo" do Word.

m) Os arquivos, em Word, devem ser submetidos sem identificação de autoria e de quaisquer informações que possibilitem a identificação dos proponentes (Ex: Grupo de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação, etc.),  sendo as mesmas suprimidas por "X" no corpo do texto e acrescidas após aprovação do artigo na fase de Editoração.

n) No processo de submissão pelo sistema, deverão ser inseridos os nomes completos dos autores (no máximo cinco), biografia resumida, número identificador (ID) do ORCID, seus endereços institucionais e o e-mail do autor indicado para correspondência. O preenchimento incorreto ou incompleto destes dados incorrerá em erro no ato de publicação do texto aprovado.

o) Deverá ser anexado, no ato de submissão, como documento suplementar,  declaração descritiva da contribuição de cada um dos autores para o desenvolvimento do material, quando houver mais de um/a autor/a, conforme o modelo de declaração de contribuição de cada autor disponível na seção Template e documentos suplementares.

p) Os autores deverão realizar ou providenciar acurada revisão gramatical do artigo no idioma, revisão de normalização, e declaração antiplágio/autoplágio que deverão ser atestadas mediante envio de declarações (como documentos suplementares) no ato de submissão, cujos modelos  estão disponíveis na seção Template e documentos suplementares.

q) As tabelas, gráficos, fotografias e demais imagens devem estar acompanhadas dos respectivos créditos, referências ou fontes, no corpo do texto e devem ser usadas com parcimônia.

r)  Caso sejam solicitadas modificações no texto, com base na análise prévia do comitê editorial ou com base nas avaliações dos/as pareceristas, as correções deverão ser realizadas, impreterivelmente, no prazo indicado pelo editor, via sistema de submissão da Revista Teoria e Prática da Educação, sendo que, o não atendimento resultará em rejeição do texto.  Não serão aceitos envios de correção via e-mail

s) O prazo médio entre submissão e publicação, quando aprovado, é de aproximadamente 12 (doze) meses. 

t) O processo de avaliação do artigo seguirá o seguinte fluxograma: 1) análise preliminar de atendimento do artigo às normas e padronização do periódico; 2) envio para avaliação e análise do conteúdo do texto por pareceristas ad hoc; 3) edição de texto; 4) editoração de texto e; 5) publicação do artigo. Sendo que, o texto poderá ser aprovado ou rejeitado em qualquer uma das etapas quando atendidos ou não os requisistos para a aprovação. 

u) No ato de submissão, obrigatoriamente, deverão ser enviados em arquivos de submissão e documentos suplementares:  1) Texto do artigo em Word no modelo do Template sem identificação; 2) Texto do artigo em Word no modelo do Template com os dados da autoria ; 3) Declaração de normalização; 4) Declaração de participação dos/as co-autores/as; 5) Declaração de Revisão Gramatical e; 6) Declaração antiplágio/autoplágio disponíveis na seção Templates e Documentos Suplementares. 

v) As  referências bibliográficas devem seguir as normas da APA, como nos exemplos a seguir:

Artigos  (um autor)

Saviani, D. (2015). Historiography of brazilian education: training and development field of the history of education in Brazil. Acta Scientiarum. Education, 37(1), 1-14. doi: 10.4025/actascieduc.v37i1.23680

Artigos  (dois a sete autores). Todos os autores devem ser indicados, separados por vírgula, exceto o último que deve ser separado por vírgula seguido de &)

Virtuoso, T. S., & Rabelo, G. (2015). Escolas étnicas italianas: Urussanga como principal centro ítalo-brasileiro catarinense no início do século XX. Acta Scientiarum. Education, 37(1), 65-77. DOI: 10.4025/actascieduc.v37i1.22261

Gheorghiu, M. D., Gruson, P., & Vari, J. (2008). Trocas intergeracionais e construção de fronteiras nas experiências educativas das classes médias. Educação e Sociedade, 29(103), 377-399. DOI: 10.1590/s0101-73302008000200005

Artigos (oito ou mais autores). Indicar os seis primeiros autores, inserir reticências e acrescentar o último autor).

Cachioni, M., Ordonez, T. N., Batistoni, S. S. T., Lima-Silva, T. B., Fooken, I., Dornelles, L. V., ... Ramos, A. C. (2015). Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educação & Realidade, 40(1), 81-103. DOI: 10.1590/2175-623645741

Trabalhos publicados em Anais

Caporalini, J. B. (2005). O problema antropológico em O Nome da Rosa. In Anais da 4ª Jornada de Estudos Antigos e Medievais da Universidade Estadual de Maringá (p. 200-213). Maringá, PR.

Livros

Bowman, A. K., & Woolf, G. (1998). Literacy and power in the ancient world. Cambridge, UK: Cambridge University Press.

Adorno, T. W. (2003). Educação e emancipação. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Ucko, P. (1995). Archaeological interpretation in a world context. In I. Hodder (Ed.), Theory in archaeology: a world perspective (p. 1-27). Londres, UK: Routledge. DOI: 10.4324/9780203973288

Teses e Dissertações

Santos, V. S. (2007). A mediação docente na educação para mídia (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

 

 Questões Éticas

 A Revista Teoria e Prática da Educação, em cumprimento às questões éticas relacionadas aos artigos publicados e ao processo de avaliação e de publicação tem como base os seguintes documentos:

- Resolução CNE nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos); para estudos com seres humanos ou animais é imprescindível a indicação do número do protocolo da pesquisa no referido Comitê.

- Manual da APA (Editora Penso, 2012);

- Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm);

- Orientações e discussões do COPE – CommitteeonPublicationEthics. Promotingintegrity in researchpublication (www.publicationethics.org).

 Quando a ética assim o exigir, os autores devem mencionar o número do protocolo do Comitê de Ética (sistema CEP/CONEP ou outro sistema) em nota de rodapé.

Na análise preliminar do texto, a editoria busca identificar os cuidados éticos utilizados na pesquisa e instrui os avaliadores que também o façam.

Quanto à autoria

A revista acata a ordem dos nomes dos autores e dos coautores incluídos no artigo. Após submetido, não haverá substituição da ordem de autoria. Os autores devem seguir os itens 17 e 20 do documento do CNPq (Ética e integridade na prática científica.

A revista exige que no mínimo um dos/as autores/as possua titulação de doutor/a.

 

Plágio e autoplágio

A editoria da revista utiliza programa de controle de plágio antes de enviar artigos para os avaliadores. Detectado qualquer tipo de plágio, o texto não seguirá para avaliação. Todas as ideias de outros autores, imagens, tabelas, gráficos e outras fontes devem estar devidamente citadas e incluídas na lista de referências.

Com relação ao autoplágio, o artigo deve constituir-se em contribuição original e citações de trabalhos anteriores do autor devem ser citadas quando necessárias para a compreensão do artigo inédito no que se refere à teoria ou à metodologia (conforme Manual da APA).

 

Processo de avaliação

- Durante o processo de revisão, o artigo submetido é entendido como um documento confidencial (Manual da APA). Os editores e avaliadores não podem citar ou circular cópias dos artigos para nenhum propósito (Manual da APA).

- Somente serão avaliados artigos devidamente inseridos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Do mesmo modo, todos os processos de avaliação só serão considerados válidos se forem realizados via esse sistema.

- Todos os artigos serão avaliados por dois pareceristas. No caso de pareceres contraditórios, será solicitado um terceiro parecer.

- As datas de submissão de artigos, de recebimento da versão final e do aceite serão extraídas do SEER, não sendo possível qualquer alteração.

- No caso de chamadas de artigos para dossiês, a revista cumprirá todos os itens citados na chamada.

 

Fluxograma

Os manuscritos submetidos à Revista Teoria e Prática da Educação seguirão o fluxo editorial descrito a seguir. Vale destacar que o tempo estimado para o processo de submissão, avaliação e publicação se dá em torno de 12 meses. No entanto, esse prazo pode variar, dependendo da temática de submissão e/ou da disponibilidade dos/as pareceristas ad hoc. Durante cada etapa buscamos assegurar um processo de avaliação rigoroso e cuidadoso, com intuito de manter os padrões de qualidade do periódico. 

 

Condições para submissão

 No processo de submissão, os autores devem verificar todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas não serão avaliadas.

 Devem ser verificadas as seguintes questões:

 Se a contribuição é original e inédita e  senão está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  1. Se os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  2. Se URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  3. Se o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no Template.
  4. Se a resenha refere-se a obra publicada nos últimos 5 anos.
  5. Se as declarações foram anexadas como documentos suplementares no ato da submissão.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares.

 

 

Informativa sulla privacy

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.