A CONSTITUIÇÃO DE UM AMBIENTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ACOMPANHANDO UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO.

  • Heloisa Szymanski

Abstract

Esta pesquisa realizou-se em uma Escola Pública Municipal de São Paulo, em um bairro de baixa renda, com o objetivo de investigar a constituição de um ambiente de ensino e aprendizagem ao longo do processo de alfabetização de crianças cursando a quarta série. A investigação se deu sob um referencial fenomenológico segundo o qual o aprender e o ensinar têm como núcleo a busca pelo sentido e constituem um fenômeno complexo situado no mundo, no tempo, no espaço e nas trocas interpessoais. Chamou-se neste estudo de ambiente de ensino e aprendizagem o contexto escolar e familiar, seus protagonistas, suas ações e interações, tendo como centro a sala de aula. A pesquisa constituiu-se num estudo de caso, com a utilização da observação participante em sala de aula e de duas reuniões de pais, além da realização de 14 encontros reflexivos com educadoras e pais. O que caracterizou o ambiente de aprendizagem e ensino foi a articulação dos vários contextos envolvidos no processo educativo, intra e extra-escolares. As professoras creditaram o sucesso de sua atuação ao apoio contínuo recebido, o que resultou no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas e no aprofundamento da sua compreensão do fenômeno da alfabetização. Foram produzidas novas atividades de intercâmbio com os pais, que lhes possibilitou acompanhar e apoiar o trabalho realizado pela escola. De 18 crianças, 15 foram alfabetizadas, e os demais alunos apropriaram-se do projeto e responderam positivamente às ações de solidariedade para com os colegas em processo de alfabetização.

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Pubblicato
2011-08-24
Come citare
Szymanski, H. (2011). A CONSTITUIÇÃO DE UM AMBIENTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ACOMPANHANDO UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO. Teoria E Prática Da Educação, 12(1), 05-16. https://doi.org/10.4025/tpe.v12i1.14051
Sezione
Artigos