<b>A formação de professores nas escolas indígenas de Dourados/MS para escolarização/inclusão de alunos surdos
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar a formação dos professores indígenas das aldeias de Dourados, MS para o atendimento educacional especializado, sobre os aspectos da comunicação e escolarização dos alunos surdos. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico cujas bases conceituais são os Estudos Culturais. Participaram deste estudo quatro professores indígenas que atendem ou que já atenderam a crianças surdas. Os procedimentos e os instrumentos para coleta e análise de dados envolveram: a observação participante, o registro no diário de campo e a entrevista semiestruturada. Os resultados revelaram que: a) a criança surda interage e se comunica por meio de sinais icônicos; b) os professores indígenas apontam como facilidade a presença do intérprete de Libras, que supre a falta de diálogo entre o professor do ensino comum e o aluno surdo; c) indicam como dificuldade a falta de formação específica para a comunicação e educação dos surdos; d) a estratégia utilizada pela escola constitui-se na presença do intérprete de Libras nas escolas, como mediador entre os professores indígenas e o aluno surdo. Evidenciase ainda, a partir das narrativas dos professores, a solicitação de uma gestão própria de Educação Especial nas escolas para orientações e formação continuada dos professores. Nesses contextos, marcados por contradições e posturas ambivalentes dos professores e da gestão escolar, emergem negociações, troca de saberes e a necessidade de maior articulação entre a Educação Especial e a Educação Escolar Indígena.
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