DEZ ANOS DO CPC E O SURGIMENTO DE UM CÓDIGO INVISÍVEL

A RECONFIGURAÇÃO GERENCIAL DO PROCESSO SEM ALTERAÇÃO DA LEI

  • Sâmia Oliveira Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Resumen

O presente artigo investiga como, passados dez anos desde a implementação do Código de Processo Civil de 2015 (CPC/2015), o processo judicial tem sido reconfigurado por práticas gerenciais, sem alterações formais na lei. O problema central da pesquisa é entender os efeitos dessa transformação gerencial, especialmente sobre princípios fundamentais do processo, como celeridade, isonomia, contraditório e razoabilidade, à medida que práticas como metas, indicadores de desempenho e a gestão de filas judiciais passam a influenciar as decisões. Para tanto, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e analítico-descritiva, com base em dados secundários. Conclui-se que, embora o CPC/2015 tenha sido elaborado com o intuito de priorizar o mérito e garantir os direitos fundamentais, a governança judiciária tem deslocado esses princípios, colocando a eficiência e a produtividade como prioridades. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Sâmia Oliveira, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Graduanda em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza-UNIFOR, samiaoliveira@edu.unifor.br, http://lattes.cnpq.br/3776846738596043, https://orcid.org/0009-0006-9313-093X. 

Publicado
2025-12-17
Cómo citar
Oliveira, S. (2025). DEZ ANOS DO CPC E O SURGIMENTO DE UM CÓDIGO INVISÍVEL. Revista Científica O Direito Pensa, 5(1). Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/direitopensa/article/view/80656