FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IDEB E CURRÍCULO

UM ESTUDO DAS DEMANDAS ENFRENTADAS PELOS PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE CASCAVEL-PR

  • Rosane Toebe Zen
  • Maria Cristina S.G. Fernandes UFSCar

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar uma análise das contribuições e limites da formação de professores, tendo em vista as demandas enfrentadas pelos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Cascavel-PR. A problematização se baseia na constatação de que tais profissionais devem, no desenvolvimento do trabalho pedagógico, atender à necessidade de melhoria dos índices do IDEB e implementar o currículo municipal, o qual se fundamenta em base teórica crítica. Foram realizadas entrevistas com agentes educacionais. Os resultados indicam que o trabalho orientado pela perspectiva teórica do Currículo da Rede requer dos profissionais que tenham domínio conceitual acerca do materialismo histórico, da pedagogia histórico crítica e da psicologia histórico-cultural, o que nem sempre é garantido quando a formação inicial e continuada de professores apresenta fragilidades. Já o trabalho orientado para os objetivos do IDEB demanda que os professores ensinem os alunos visando a obtenção do maior número possível de acertos na avaliação externa. A pesquisa revela uma tendência à precarização da formação dos profissionais em educação, considerando as ações empreendidas pelo Estado neoliberal, as orientações do Banco Mundial, e o descaso do poder público em qualificar os agentes educacionais para o enfrentamento dos desafios do trabalho pedagógico desenvolvido na escola pública.

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Publicado
2020-12-11
Como Citar
Zen, R. T., & S.G. FERNANDES, M. C. (2020). FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IDEB E CURRÍCULO. Notandum, (55), 151-174. https://doi.org/10.4025/notandum.vi55.53254
Seção
Teoria e Prática do Ensino e da Aprendizagem