POTENCIALIDADES DO CONCEITO GRAMSCIANO DE GUERRA DE POSIÇÃO PARA A ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE REORGANIZAÇÃO DA HEGEMONIA POLÍTICA BRASILEIRA
Resumo
Oriundos de pesquisa denominada “A teoria gramsciana de Estado e a pesquisa em políticas educacionais: construção de categorias e análise da produção do campo”, no recorte específico deste artigo, apresentam-se resultados parciais relativos à primeira parte desta pesquisa. Foram objetivos desta etapa: explorar os conceitos gramscianos de Estado, hegemonia e “guerra de posição”; revelar a atual reorganização da hegemonia política brasileira; e demonstrar, para o campo das políticas educacionais atuais, a potência de análise derivada do conceito gramsciano de “guerra de posição”. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica: para atingir o primeiro objetivo, livros do pensador italiano (GRAMSCI, 2001; GRAMSCI, 2007) e comentaristas seus (NOSELLA, 2010; COUTINHO, 1981); para atender ao segundo objetivo, artigos e capítulos de livros: Singer (2015; 2017); Boito Jr. (2017); Maringoni (2017); e Pochmann (2017); e para o último dos objetivos, dialogamos com obra que discute como alcançar objetividade nas ciências sociais (LÖWY, 1987) e com pesquisas sobre políticas educacionais atuais (MOTTA & FRIGOTTO, 2017; SILVA, 2018). Como resultado, o recorte da pesquisa apresentado neste artigo demonstra que a teoria de Estado de Gramsci e, sobretudo, o conceito de Guerra de Posição são potentes para análise de pesquisas em políticas educacionais no atual contexto político brasileiro.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.