INTERFACES ENTRE UNIVERSIDADES E UNIVERSITÁRIOS

UMA REFLEXÃO ACERCA DA UNIVERSIDADE COMO INSTITUIÇÃO PROMOTORA DA SAÚDE

  • Mariana Aparecida Pereira Dias Nunes Universidade de Franca
  • Carolina Milhim Barcellos Universidade de Franca
  • Leonardo Carneiro dos Santos
  • Renan Antônio da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Lilian Cristina Gomes do Nascimento Universidade de Franca

Resumo

A transição para o ensino superior pode ser caracterizada como um fator estressor devido às exigências, adaptações e mudanças que os indivíduos podem vivenciar na inserção nesse contexto, influenciando diretamente na adoção de novos estilos de vida (EV) que interferem na qualidade de vida (QV). OBJETIVO: discorrer acerca do papel da universidade no que diz respeito aos aspectos referentes ao EV e QV de discentes. MÉTODO: Para compor o presente trabalho realizou-se uma revisão acerca da influência das Universidades Promotoras da Saúde na QV da comunidade acadêmica. Os resultados permitiram identificar a influência das Universidades Promotoras da Saúde na QV da comunidade acadêmica, os fatores que interferem na QV dos universitários e os aspectos relacionados a QV e EV dos mesmos, permitindo a compreensão sobre os fatores que precisam de melhorias bem como a associação entre EV e QV. Espera-se que os resultados deste estudo possibilitem um melhor entendimento acerca do EV e QV dos universitários subsidiando novas práticas de promoção da saúde.

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Biografia do Autor

Mariana Aparecida Pereira Dias Nunes, Universidade de Franca

Mestra e Doutoranda em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca/UNIFRAN-SP, com bolsa de doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pós graduanda em Psicologia Clínica com ênfase na Terapia Cognitivo Comportamental pelo Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Psicóloga do Projeto Semeando Sonhos na Instituição Centro de Atendimento Múltiplo dos Talentos de Araxá-CAMTA e presidenta do Comitê de Ética e Projetos Sociais pela mesma instituição. Professora Convidada do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu de Psicologia e Processos Clínicos e Promoção da Saúde pela Faculdade Patos de Minas-FPM. Experiência no atendimento, prevenção, palestras e capacitações de profissionais na temática de violência sexual infantojuvenil. Responsável pela produção de materiais educativos sobre violência sexual e autora da cartilha de prevenção ao abuso sexual infantil nomeada Super Aconcheguinho em: carinho que é bom não pode ser segredo. Experiência em Psicologia Social, vulnerabilidade, e elaboração de Projetos sociais.

Carolina Milhim Barcellos, Universidade de Franca

Mestra e Doutoranda em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (UNIFRAN), com bolsa de doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Franca (2018). Exerce suas atividades em Promoção da Saúde e na qualidade de vida em universitários.

Leonardo Carneiro dos Santos

Graduado em FISIOTERAPIA - Claretiano Centro Universitário Batatais (SP) (2016). Pós Graduando em Fisioterapia Cardiorrespiratória Geral e Intensiva (2020-2021) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Pós Graduado em Terapia Manual e Postural na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Pesquisador Emérito (Investigador Emérito) na Universidade de Sevilla - Espanha (2021). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (Orientador de Mestrado e Doutorado) na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Docente Visitante no Programa de Pós - Graduação em Educação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Realizou diversos estágios pós- doutorais pelo Brasil e Exterior. Pós - Doutorando em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB), FIOCRUZ, e UECE. Doutor em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016). Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Foi Pesquisador Titular no Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis). Colaborador nos Periódicos Temas em Educação e Saúde , DOXA: REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO (UNESP) e Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE). Participa, como pesquisador das Cátedras Unesco - José Saramago, Universidade do Vigo (Espanha), Research and Social Responsibility in Higher Education, University of Victoria (Canadá) e Intangible and Tradicional Know-how: Linking Heritage (Universidade de Évora) e da Cátedra Ignacy Sachs (PUC/SP).Membro Honorário Dell Accademia di Scienze Umane - Pontificia Università Urbaniana (Itália). Membro Honorário na National Science Teaching Association (EUA), na NATIONAL ACADEMY OF EDUCATIONAL SCIENCES OF UKRAINEU (Ucrânia) e Membro Honorário da American Anthropological Association (fundada por Franz Boas em 1902). Foi Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) com bolsa PNPD/CAPES. Líder no Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (GPECUMA - UNESP). Pesquisador no Formação Humana Integral na escola básica no Brasil: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces, da UFRS. Pesquisador Colaborador na Researcher in LGBT and Allies Harvard Medical Students (LAHMS). Pesquisador Convidado no Centre for Citizenship, Conflict, Identity and Diversity (University of Huddersfield). Pesquisador no Grupo de Investigación Escritoras y Escrituras - Universidad de Sevilla. Pesquisador Associado em dois projetos na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi Presidente de Comitê de Ética. Membro de Assessoramento em Agências de Fomento. Foi Consultor na UNESCO. Foi Professor - Visitante na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Publicou mais de 100 artigos científicos, capítulos de livros, 12 livros e organizou outras 8 obras. Escreve e pesquisa ao lado dos renomados professores Dra. Maria Cecília de Souza Minayo e Dr. Pedro Demo. Recebeu diversos prêmios e honrarias. Membro editorial em 15 periódicos. Membro do Comitê Científico Nacional da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Qualis A2). Membro da ANPED. Membro da Associação Brasileira de Educação - ABE (Rio de Janeiro). Avaliador Ad Hoc em mais de 30 revistas científicas nacionais e internacionais. Principais interesses em suas pesquisas e publicações: inclusão escolar, políticas públicas, educação especial, formação docente, preconceito em sala de aula e BNCC.

Lilian Cristina Gomes do Nascimento, Universidade de Franca

Pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e docente do curso de Fisioterapia da Universidade de Franca (Unifran). Estágio Pós-Doutoral em Promoção de Saúde pela Unifran (2016 e 2017) com bolsa Capes. Doutora em Promoção de Saúde (2016) pela Unifran. Bolsista Capes/CNPq de Doutorado Sanduíche no Exterior (2015-2016) na Universidad Politécnica de Madrid (UPM). Mestre em Educação Física (2013) pela Pós Graduação de Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em Intervención en el Medio Acuático y Natación para Personas con Discapacidad (2016) pela UPM. Bacharel em Fisioterapia (2011) pela UFTM. Técnica em Química (2005) pela ETEC Antonio Junqueira da Veiga - filiada Centro Paula Souza. Atualmente é membro efetivo do Comitê de Relações Empresarias, Patentes e Inovações (CREPI) e da Comissão Interna do Processo Seletivo de Bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Unifran. Integrante da aplicação do projeto da Rede Ibero-americana das Universidades Promotoras da Saúde na Universidade de Franca e entorno. Líder do Grupo de Educação e Pesquisa em Interdisciplinar em Gerontologia (Unifran). Membro Pesquisador do Núcleo de Estudos em Promoção da Saúde (NEP-PS) e Violência Escolar e Promoção da Saúde na Escola (Unifran). Atuando em duas linhas de pesquisa "Políticas e Práticas em Promoção da Saúde" e "Ambientes, Tecnologias e Sustentabilidade em Promoção da Saúde", com as temáticas: ações de promoção da saúde na comunidade, envelhecimento humano, qualidade de vida de diversas populações, sustentabilidade corporativa, tecnologias em saúde, Universidades Promotoras da Saúde, métodos e técnicas científicas e da pesquisa.

Publicado
2021-09-01
Como Citar
Nunes, M. A. P. D., Barcellos, C. M., Santos, L. C. dos, Silva, R. A. da, & Nascimento, L. C. G. do. (2021). INTERFACES ENTRE UNIVERSIDADES E UNIVERSITÁRIOS. Notandum, (57), 129-141. https://doi.org/10.4025/notandum.vi57.60231