TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO JURÍDICA

UM CENÁRIO DISRUPTIVO PARA AS IES

  • Olivie Samuel Paião Universidade Federal do Amazonas
  • Horácio Wanderlei Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Gutavo Giani Universidade Federal do Amazonas
  • Felipe Freitas de Araújo Alves Universidade Federal do Amazonas

Resumo

A crescente presença das novas tecnologias na realidade atual provoca impactos em todas as esferas da vida e em todos os lugares, tendo em vista que elas são um fenômeno global. Com efeito, essas incorporações e inserções do digital impactam diretamente na área do Direito, trazendo-se à tona a necessidade de discussão a respeito de como a Educação Jurídica no Brasil se comportará nesse novo cenário. Neste artigo, além da abordagem da educação jurídica sob o aspecto 4.0 – propiciado pela chamada quarta revolução industrial – discute-se como as Instituições de Educação Superior devem se adaptar a esse momento tecnológico, modificar sua postura e seu mindset e incorporar a transformação digital em seu modelo educacional. A pesquisa foi analítica, de base bibliográfica e documental.

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Biografia do Autor

Olivie Samuel Paião, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4795-4234.

Horácio Wanderlei Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professor Visitante do PPGD/FURG. Professor Titular (aposentado) do DIR/UFSC. Membro do Instituto Iberomericano de Derecho Procesal. Sócio fundador do CONPEDI e da ABEDi. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Doutor e Mestre em Direito pela UFSC. Estágios de Pós-Doutorado em Filosofia/UNISINOS e em Educação/UFRGS.

Gutavo Giani, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Educação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Felipe Freitas de Araújo Alves, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Publicado
2021-09-03
Como Citar
Paião, O. S., Rodrigues, H. W., Giani, G., & Alves, F. F. de A. (2021). TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO JURÍDICA. Notandum, (57), 143-161. https://doi.org/10.4025/notandum.vi57.60232