<b>O ensino de sociologia e a organização do trabalho didático no Colégio Pedro II (1925-1945)</b>
Resumo
Este artigo tem como objeto o ensino de sociologia no Colégio Pedro II, entre 1925 e 1945. Seu objetivo é explicitar como seentrelaçam uma dada organização do trabalho didático e o ensinode sociologia, considerando a relação educativa e os instrumentosde trabalho utilizados para o ensino dessa disciplina. Suas fontesprimárias são as atas da Congregação; programas de ensino etextos escolares de sociologia. Concluindo, as análises realizadaspermitiram mostrar a relação educativa estabelecida no ensino dessadisciplina no Pedro II, mediada ainda pela presença de compêndios.Isto revelou o papel de autores como Delgado de Carvalho, quetiveram influência na difusão do conhecimento sociológico, ou seja,na mediação entre um dado corpus teórico e os professores e alunosdo ensino secundário.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.