<b>O ensino de sociologia e a organização do trabalho didático no Colégio Pedro II (1925-1945)</b>

  • Silvia Helena Andrade Brito Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Résumé

Este artigo tem como objeto o ensino de sociologia no Colégio Pedro II, entre 1925 e 1945. Seu objetivo é explicitar como seentrelaçam uma dada organização do trabalho didático e o ensinode sociologia, considerando a relação educativa e os instrumentosde trabalho utilizados para o ensino dessa disciplina. Suas fontesprimárias são as atas da Congregação; programas de ensino etextos escolares de sociologia. Concluindo, as análises realizadaspermitiram mostrar a relação educativa estabelecida no ensino dessadisciplina no Pedro II, mediada ainda pela presença de compêndios.Isto revelou o papel de autores como Delgado de Carvalho, quetiveram influência na difusão do conhecimento sociológico, ou seja,na mediação entre um dado corpus teórico e os professores e alunosdo ensino secundário.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Silvia Helena Andrade Brito, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Centro de Ciências Humanas e Sociais Programa de Pós-Graduação em Educação; Curso de Ciências Sociais; Doutorado em Filosofia e História da Educação

Publiée
2013-02-20
Comment citer
Brito, S. H. A. (2013). <b>O ensino de sociologia e a organização do trabalho didático no Colégio Pedro II (1925-1945)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(3[30]), 95-124. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38814