A educação da criança pela família no século XIX: da historiografia a um problema de pesquisa

  • Juarez José Tuchinski dos Anjos Universidade Federal do Paraná - UFPR
Palavras-chave: Criança, Família, Educação, Historiografia, Século XIX

Resumo

O artigo é parte de uma tese de doutorado em andamento, que tem por objeto de estudo a educação da criança pela família no século XIX, numa região específica, a Província do Paraná. O objetivo aqui é realizar uma discussão historiográfica do tratamento dado a tal fenômeno histórico, em âmbito nacional e internacional, apontando um problema de pesquisa, a partir dela construído. Inicialmente é descrito o caminho percorrido no processo de levantamento historiográfico. Em seguida, efetua-se a análise da produção historiográfica localizada. Ao final, avança-se no diálogo com a historiografia, apresentando-se, a modo de conclusão, um problema de pesquisa, as hipóteses e a tese construídas a partir desta discussão historiográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade Federal do Paraná - UFPR
Mestre (2011) e Doutorando em Educação pela UFPR. Desenvolve, principalmente, pesquisas na área de história da educação no século XIX, privilegiando os temas ligados à história da escolarização, história da infância e história da educação da criança pela família.
Publicado
2015-01-01
Como Citar
Tuchinski dos Anjos, J. J. (2015). A educação da criança pela família no século XIX: da historiografia a um problema de pesquisa. Revista Brasileira De História Da Educação, 15(1[37]), 51-81. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38910