Barcelona e o problema da educação física na educação primária a princípios do século XX. As Escolas Catalãs do Distrito VI

  • Xavier Torrebadella Flix
  • Jordi Brasó i Rius Institut Centre d’Alt Rendiment Esportiu
Palavras-chave: , Escolas Catalãs do Distrito VI, Educação Física, Barcelona, Nova Escola

Resumo

A Nova Escola em Barcelona – inícios do século XX – formada por iniciativas privadas burguesas. Estas tratam de institucionalizar um modelo modernista, catalanista e progressista para sociabilizar e disciplinar a infância proletária. As suas finalidades foram pacificadoras, nacionalizadoras e produtoras. Centrando-nos na educação física das escolas do distrito VI, trata-se da incorporação dos domínios e usos sociais do corpo. A revisão bibliográfica da época junto com outras aportações formam o estado da questão. Além do mais, o estudo do discurso contribui para posicionar uma história socio-crítica educativa. Desta forma, a educação física foi utilizada não tanto para potenciar a saúde, mas sim como disciplina coadjuvante na formação do currículo oculto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Xavier Torrebadella Flix
[http://orcid.org/0000-0002-1922-6785]: Licenciado en Educación Física por la Universidad de Barcelona y Doctor por la Universidad de Lérida.
Jordi Brasó i Rius, Institut Centre d’Alt Rendiment Esportiu
[http://orcid.org/0000-0002-3582-9826]: Licenciado en Ciencias de la Actividad Física y el Deporte por la Universidad de Barcelona.
Como Citar
Torrebadella Flix, X., & Brasó i Rius, J. (1). Barcelona e o problema da educação física na educação primária a princípios do século XX. As Escolas Catalãs do Distrito VI. Revista Brasileira De História Da Educação, 17(2[45]), 135 - 174. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40683
Seção
Artigos