A educação formativa da estudante Petronila da Silva Neri no Grupo Escolar ‘João Tibúrcio’ da cidade de Natal (1935-1938)

  • Marta Maria de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: educação primária, formação humana e escolar, interações intergeracionais, interações intrageracionais

Resumo

O propósito do texto é analisar a socialização escolar da estudante Petronila da Silva Neri, ocorrida no período de 1935 a 1938. Em parte, sua formação foi promovida por suas professoras da educação primária do Grupo Escolar ‘João Tibúrcio’ da cidade de Natal, contando também com as correlatas interações intergeracionais (alunos e alunas da mesma classe e de idades aproximadas) e com as interações intrageracionais (pais, professoras, alunas e alunos da mesma classe e de idades aproximadas), além de um conjunto de componentes institucionais e pedagógicos. A redação do texto está metodologicamente orientada pela análise do corpus documental, pelo entendimento de formação humana e, por extensão, de formação escolar em consonância com a teorização de Pierré Dominicé (2014), para o qual a socialização é inseparável das aquisições escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Maria de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação | UFRN.

Líder do Grupo de Pesquisa | Estudos Históricos Educacionais (UFRN | CNPq).

Integra o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação (Auto)Biografia e Representações (GRIFAR | UFRN | CNPq).

Publicado
2017-12-02
Como Citar
Araújo, M. M. de. (2017). A educação formativa da estudante Petronila da Silva Neri no Grupo Escolar ‘João Tibúrcio’ da cidade de Natal (1935-1938). Revista Brasileira De História Da Educação, 17(4[47]), 81 - 102. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40688