Ideias, conceitos, contextos: a contribuição de Reinhart Koselleck à escrita da História da Educação

  • Jean Carlo de Carvalho Costa Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba
Palavras-chave: história dos conceitos, teoria, escrita, história da educação

Resumo

Neste artigo, apresenta-se a história dos conceitos, analisando-se a crítica à tradicional História das Ideias (Ideengeschichte) e esboçando-se elementos centrais do pensamento de Reinhart Koselleck: a distinção entre palavra e conceito, as categorias modernidade (Sattelzeit), aceleração e experiência, bem como suas implicações teóricas e metodológicas sobre o conceito de História. Argumentamos com a possibilidade de sua contribuição para a História da Educação e para a escrita sobre os vários conceitos com os quais trabalha, como, por exemplo, ensino, escola, aprendizagem e formação etc., muitos dos quais são derivados de outras áreas ou criados/inventados em seu contexto, o que mostra que a natureza e a dinamicidade de um conceito são transversais a várias áreas de investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlo de Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba
Professor no Departamento de Fundamentação da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de História da Educação. Lider no CNPq do Histed-Br (GT Paraíba). Estágio Pós-Doutoral Sênior no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, biênio 2015-2016.
Publicado
2017-12-02
Como Citar
Costa, J. C. de C. (2017). Ideias, conceitos, contextos: a contribuição de Reinhart Koselleck à escrita da História da Educação. Revista Brasileira De História Da Educação, 17(4[47]), 54 - 80. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40698